Fertilidade > Gestante > Métodos Contraceptivos > Sintomas de Gravidez

Pílula anticoncepcional: descubra quando engravidar após parar de tomar

Por Redação Doutíssima 09/12/2013

A pílula anticoncepcional é um dos métodos preferidos das mulheres quando se busca evitar uma gravidez. Isso acontece porque o método de contracepção se revela até 99% eficaz.

 

O Instituto Guttmacher, organização de saúde sexual americana, identificou que 80 milhões de mulheres utilizam este método no mundo. Mas e quando elas decidem ter um bebê? Esse é um momento no qual muitas dúvidas podem surgir.

pilula

Especialistas dizem que anticoncepcionais não interferem na fertilidade feminina. Foto: iStock, Getty Images

Como a pílula atua no organismo?

 

É muito comum que as pessoas fiquem confusas sobre como o anticoncepcional atua no organismo da mulher. Ele é feito de hormônios, substâncias químicas produzidas em nossos corpos. Alguns contêm dois hormônios, estrógeno e progesterona, e outros só progesterona.

 

Os hormônios presentes no medicamento impedem que seus ovários liberem o óvulo. Eles também tornam mais difícil a tarefa dos espermatozoides para chegarem até o óvulo. O medicamento é tomado geralmente para evitar a gravidez, mas também pode ser usado para tratar a tensão pré-menstrual (TPM) e a endometriose.

 

Se eu parar, vou engravidar?

 

Muitas mulheres, logo após pararem de tomar a pílula, acham que com uma vida sexual ativa poderão engravidar com facilidade. Mas ginecologistas afirmam que, na prática, pode não funcionar assim.

 

O uso desse método não tem qualquer influência na fertilidade da mulher, ou seja, a pílula não causa nenhuma dificuldade para a mulher engravidar.

 

Mesmo depois de um longo tratamento usando o anticoncepcional, serão necessários alguns meses para que o corpo consiga reorganizar o seu ciclo menstrual. Esse tempo pode variar de um a três meses, dependendo de cada organismo.

 

Mas se depois de um ano que a mulher parar de tomar a pílula ela não engravidar, é necessário buscar a orientação de um médico ginecologista.

 

pilula

Parar de tomar a pílula para engravidar

 

Muitas mulheres podem ficar confusas na hora de parar de tomar o anticoncepcional. Isso porque é necessário completar a cartela antes de finalizar o tratamento, se você usa um tipo de pílula com progesterona e estrogênio. Mas se você usa um anticoncepcional apenas à base de progesterona, você pode parar de tomar a qualquer momento.

 

Vale lembrar que o seu organismo vai precisar de um tempo para se adaptar. Por isso, a sua primeira menstruação pode demorar para aparecer. É por isso que muitas mulheres acham que já estão grávidas, e iniciam o processo de testes. Mas na maioria das vezes isso pode ser frustrante.

 

Especialistas indicam que, antes de parar de usar esse método de contracepção, é necessário conversar com o seu médico. Ele irá orientar como você deve fazer isso e quais cuidados pré-concepcionais você deve ter.

 

O médico irá indicar algumas vitaminas para preparar o seu corpo para este momento, além de realizar exames para garantir a sua saúde e a do bebê.

 

Entre os suplementos indicados, o ácido fólico é um dos mais recomendados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 41,8% de gestantes em todo o mundo sejam anêmicas. Por isso, se você quer parar com o anticoncepcional, converse com seu médico e prepare-se para esse momento tão especial.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!