Clínica Geral

Saiba mais sobre a rinite alérgica (febre do feno): sintomas e tratamento

Por Redação Doutíssima 09/12/2013

rinite

A rinite alérgica, ou febre do feno, é uma inflamação da membrana que reveste o nariz e a garganta, causada por uma reação alérgica.

É uma doença em que a membrana que reveste o nariz e a garganta torna-se inflamada. Afeta pessoas que costumam ter reações alérgicas depois de inalar substâncias específicas transportadas pelo ar (alérgenos). Quando ocorre somente na primavera e no verão, a rinite alérgica é chamada de sazonal ou febre do feno; quando ocorre durante o ano todo, é chamada de perene. É mais comum em pessoas que também têm outros distúrbios alérgicos, como asma por exemplo.

Quais são as causas da rinite alérgica?

A rinite alérgica sazonal (febre do feno) é geralmente devida ao contato com pólen de gramíneas, árvores, flores ou ervas daninhas, bem como com esporos de mofo. Ocorre principalmente durante a primavera e o verão, quando a quantidade de pólen no ar é mais alta. Os alérgenos mais comuns que provocam rinite alérgica perene são ácaros da poeira domiciliar, pelos de animais, escamas e penas.

Rinite Alérgica - Informações 2

Quais são os sintomas de rinite alérgica?

Os sintomas de ambas as formas de rinite alérgica costumam aparecer logo após o contato com o alérgico, mas tendem a ser mais intensos na febre do feno. São eles:

  • coceira no nariz;
  • espirros frequentes;
  • nariz entupido, coriza;
  • coceira, vermelhidão e lacrimejamento ocular.

Algumas pessoas podem ter dor de cabeça. Se a membrana que reveste o nariz ficar muito inflamada, pode ocorrer sangramento nasal.

O que fazer?

Seu médico provavelmente reconhecerá os sintomas de rinite alérgica, principalmente se você for capaz de identificar a substância que desencadeia a reação. É possível realizar um teste de punctura para identificar o alérgeno que causa a rinite alérgica. Porém, em alguns casos, não se descobre o alérgeno.

 

Se você puder evitar os alérgenos que lhe causam problemas, seus sintomas vão diminuir (veja Prevenção da rinite alérgica). Existem muitos medicamentos antialérgicos disponíveis, vendidos com ou sem prescrição. Por exemplo, os sprays nasais que contêm cromoglicato de sódio bloqueiam a alergia. Além disso, os corticosteroides (veja Corticosteroides para doenças respiratórias) são eficazes para tratamento da febre do feno, mas podem levar alguns dias para fazer efeito. Os sprays nasais que contêm descongestionantes podem aliviar os sintomas, mas não devem ser usados com regularidade. Anti-histamínicos orais podem ser combinados com descongestionantes para aliviar a inflamação e a coceira. Colírios podem ajudar a aliviar os sintomas oculares. Se os sintomas forem muito intensos, o que é raro, seu médico poderá prescrever um corticosteroide oral.

 

O tratamento mais específico para a rinite alérgica é a imunoterapia, que consiste em administrar injeções com doses cada vez maiores do alérgeno para dessensibilizar o sistema imune. Esse tratamento geralmente leva de 3 a 4 anos, mas nem sempre é bem sucedido.