Motivação > Relacionamento > Saúde Mental

Superando o medo de casamentos

Por Redação Doutíssima 09/12/2013

Nem sempre mas às vezes acontece de uma proposta de casamento ser recebida com menos entusiasmo do que se é esperado.A resposta hesitante ou mesmo negativa pode esconder um medo de compromisso ou até mesmo um medo de ser preso.Entenda melhor:

Se tudo for como planejado,o vestido branco,o anel no dedo,a lua de mel acontecem uma vez só na vida.Apesar do romantismo permanecer intacto nas mulheres,o número de pessoas que realmente se casam tem diminuído.Na Inglaterra de 1940,foram registrados cerca de 426.100 casamentos,enquanto em 2007 o número caiu para 143.400.

Casamento

Grande parte da redução dos casamentos pode ser ligada a mudança dos costumes sociais,hoje em dia por exemplo é muito normal um casal morar juntos sem estar oficialmente casados e também a facilidade de obter um divórcio.

Razões por trás do medo de casamento

Segundo a psicoterapeuta Sarah Seriévic “Toda proposta de casamento é única e você precisa diferenciar aquelas que são motivadas pela intenção profunda de avançar na vida com o parceiro e o outro tipo que é moldada pelo medo de perder o parceiro”.

O primeiro tipo pode despertar um medo de comprometimento no outro, e o segundo imediatamente empurra o outro em sentimentos de prisão e de perder a liberdade que foi adquirida depois de sair da casa dos pais.Há outros que pertencem ao grupo dos “felizes divorciados para sempre” que juram que não vão casar uma segunda vez.

Cada uma dessas situações podem ser uma boa razão para responder hesitando o mais romântico pedido de casamento na face da terra.Ainda bem que o amor ajuda a superar esses obstáculos e aprendendo a identificá-los,com certeza você vai deixá-los para trás.

Casamento e o compromisso de longo prazo

O medo de casamento é compreensível mas é difícil de conviver.A segurança emocional na qual um casamento é baseado  vai contra o desejo e vai realmente colocar freios em um relacionamento.Alguns não conseguem admitir nem para si mesmo que eles possuem este medo,mesmo dando a entender que eles mal podem esperar para entra na vida conjugal.

Casal

Sarah Sériévic aponta o problema “Tem tudo a ver com não ser tudo aquilo que o parceiro espera e viver de acordo com esse ideal.”
Uma proposta de casamento traz junto dúvidas como: “Será que vou ser atencioso e carinhoso o suficiente diantes das situações da vida diária e para o resto de nossas vidas?”

Para seguir em frente, a especialista sugere uma maneira diferente de analisar as coisas:E se casar for uma chance de se comprometer,agarrar a oportunidade  para conhecer os seus próprios valores?Pois apesar de tudo, você foi o escolhido pelo seu parceiro.

O casamento como parte da sua evolução

E se o medo em questão é na verdade um medo das coisas deixarem de ser normais após o casamento?Afinal,quando as escolhas sobre o vestido e o salão passarem,se casar significa dizer um “Sim” para a imensa aventura de se tornar um casal,e encarar todos os desafios que essa vida pode trazer.

Amar e se comprometer a alguém para a vida toda é sem dúvida uma das maneiras mais eficientes de descobrir quais são suas limitações.Mas é um exercício que nem todos nós estamos preparados a encarar.Somente se você encará-lo pelo o que ele realmente é,você vai descobrir quão incrível é a oportunidade de se casar para sua evolução pessoal.