Relacionamento

O cérebro está programado para o divórcio. Entenda.

Por Redação Doutíssima 10/12/2013

Foram ótimos os primeiros anos juntos e vocês viviam praticamente felizes, trocavam mensagens bobas, dividiam os brigadeiros de panela e dormiam de conchinha. Mas hoje mal olham um para o outro, e fica cada um pro seu lado, até por fim chegarem ao divórcio.

casamento-acabou

Aí então surge uma pergunta: “Se era tão bom porque acabou o encanto?”

Pra entendermos a separação e o divórcio, primeiramente vamos lá na época antiga onde nossos ancestrais viviam, a uns 3 milhões de anos atrás, o homem caçava e protegia a família e a mulher cuidava dos filhotes, viviam praticamente juntos e em um determinado tempo quando o filhote já estava crescido e não exigia atenção da mãe o casal se separava, pois o objetivo dodo casal era garantir que o homem ficasse por perto tempo suficiente para criar o filhote, somente isso. Há outros dizeres que isso vem do nosso “instinto” onde o homem depois de um determinado tempo, procura outras fêmeas para procriar, e que a mulher sente-se atraída pelo macho mais forte.

É daí que vem a chamada crise dos 7 anos, período que a criança se tornaria minimamente independente na pré-historia. No filme O Pecado Mora ao Lado, de 1955, Marilyn Monroe faz o papel de uma mulher que se relaciona com um homem casado. Sabe qual é o nome original do filme, em inglês? The Seven Year Itch, ou “A Coceira dos 7 Anos”. Porque é justamente nesse momento que a relação está mais ameaçada – pelo comichão de trair.

Como o cérebro reage a isso?

duvida-2-326x280

Em 2006, um neurologista japonês chamado Hidehiko Takahashi, fez exames de ressonância magnética do cérebro do homem e da mulher e comprovaram diferenças. Quando o homem sente ciúmes ele usa as partes do cérebro ligada a comportamentos agressivos e sexuais. Já nas mulheres, a área mais ativa durante as crises de ciúme é o sulco temporal posterior superior, associado a percepção de emoções nas outras pessoas. Ao primeiro sinal de infidelidade, soa o alarme e a pessoa fica atenta. E, como homens e mulheres desenvolveram estratégias distintas de reprodução, também sentem ciúmes de coisas diferentes.

Mas com todas essas informações todos os casais sempre estarão com riscos de divórcio? A resposta é não! Não são todos que estão propensos a isso, e é possível sim resistir ao desejo de trair, muitos casais não traem e passam anos juntos (os chamados de alma gêmea), mesmo com toda a oportunidade que tiveram, passando a crise dos 7 anos tranquilamente.