Guia dos Dentes

O modelo que é dentista e encanta com seu sorriso

Por Redação Doutíssima 10/12/2013

modelo-3

Se existe um fator importantíssimo para o sucesso de qualquer negócio é o marketing; uma boa divulgação pode tornar uma clínica normal em uma clínica ótima e super visada. Muitos dentistas aproveitam outras possibilidades para crescer nos negócios e podemos ver vários dentistas que trabalham também como modelo, ator, atriz, donos de empreendimentos comerciais, dentre várias outras profissões. Vamos ver uma matéria bem legal que achei no site G1 da globo sobre um dentista que trabalha como modelo e é responsável por um grande número de divulgações.

“Ele não consegue contar exatamente quantas fotos suas já foram compradas para estampar propagandas ao redor do mundo, mas estima que sejam mais de 3 mil ao ano, ou cerca de dez ao dia – excluindo campanhas de grandes marcas. O belo Rodrigo Ribeiro tem 32 anos, 1,88 metro, 85 quilos, olhos e cabelos castanhos claros e um simpático sorriso que, em suas palavras, são de um “cara normal, do dia a dia”, mas que, na prática, parece se destacar entre os demais disponíveis nos bancos de imagens.

modelo-1
A frequência com que Ribeiro aparece em outdoors e anúncios por aí chamou a atenção da designer Marcela Hippe, de 24 anos. Ela criou um Tumblr (página na internet parecida com um blog, com destaques de imagens e conteúdo multimídia) chamado “Sempre o mesmo cara”, e há três meses publica todos os trabalhos que encontra com o rosto do charmoso rapaz.

“Eu sou de Santos [litoral de SP]. Vi um banner com esse cara num shopping. No mesmo dia, vi o mesmo cara num outdoor de um ônibus (…). Vários meses depois, saí de férias e fui para Belém e, na lateral de um hotel, tinha um banner gigante com a cara dele.”

G1 resolveu conversar com Ribeiro para descobrir se realmente é “sempre mesmo cara” que está por trás de tantas propagandas – poderiam ser homens parecidos.

O modelo, que também é dentista, não só se reconheceu em todas as fotos como, humildemente, tentou justificar a preferência. “É o meu perfil… Eu acho que sou um cara normal, do dia a dia. Eu não faço carão, eu sou um cara normal, que sorri, simpático. Acho que é por isso que as minhas fotos renderam tanto”, opina.

No Tumblr, Marcela sugere que talvez as fotos de Ribeiro sejam as mais escolhidas por serem as mais baratas, o que, pela lógica do funcionamento do banco de imagem, não faria lá muito sentido, explica Rodrigo.

“Todos os modelos vão e fazem o trabalho. A foto entra para o banco de dados e a pessoa escolhe. As minhas fotos estão vendendo não porque são as mais baratas. Elas estão sendo vendidas porque o cliente se familiariza com a foto. Ele fala ‘gostei disso, quero isso’, e compra.” De acordo com Ribeiro, uma foto em um banco pode custar de US$ 2 a US$ 3 mil (ele não ganha o valor todo, mas uma porcentagem sobre a venda).

modelo-2

Longe da fama
No mundo da moda, ele se considera conhecido, mas não famoso. “Acho que o pessoal se familiariza comigo mais pelo rosto, acho que não é nem pela beleza. Acho que quando as pessoas veem minha foto, elas falam, ‘pô, esse cara pode ser meu primo, pode ser o meu vizinho’”, salienta.

Ribeiro explica que nunca buscou a fama e no começo tinha até um certo “preconceito” – palavra que depois preferiu trocar por “apreensão” – sobre a profissão. Nascido no Rio de Janeiro, mas criado em Campinas, no interior de São Paulo, diz ser de uma família bastante conservadora.

“Eu jamais pensei em ser modelo. De forma alguma. A minha família é muito tradicional. Eles olham essa área de mídia, acham legal, mas não querem para o filho deles. Eu nasci com isso, eu tinha certo preconceito (…). Na verdade não é que era preconceito, eu tinha uma apreensão pelo fato de meus pais me educarem dessa forma”, diz.”

Espero que um super divulgador de moda me ache também e que eu possa ficar só tirando foto ou fazendo comerciais ao invés de horas dentro de um laboratório de pesquisa ou dentro de hospitais ou mesmo na clínica, atendendo.

Tirando às brincadeiras de lado, sei o quão difícil é a vida de dentista e sei o quão difícil é a vida de modelo. Acredito que você precisa ser feliz na carreira que lhe dá prazer e o dinheiro virá como consequência.