Guia dos Dentes

Perguntas e respostas: Problemas com implantes dentários

Por Redação Doutíssima 10/12/2013

impi-3

Vamos a mais um perguntas e respostas sobre odontologia. Tento responder o maior número possível de dúvidas para poder me aproximar ao máximo das dificuldades que os leitores tem quando se tornam pacientes. Nesse perguntas e respostas vamos falar um pouco sobre problemas com implantes e os direitos dos pacientes com relação a esses problemas. O assunto implantes dentários está em alta devido o grande número de implantes sendo colocados diariamente por todos os cantos do Brasil e precisamos responder algumas dúvidas que percebo acontecer com uma quantidade cada vez maior de pacientes.

impi-4

PERGUNTA DE HOJE: Olá doutor, coloquei um implante dentário há alguns meses e ele começou a ficar dolorido e me dar tipo uma dormência, logo depois começou a amolecer e isso foi se agravando. Fiquei preocupada e voltei com meu implantodontista, ele disse que tinha acontecido um problema com a integração do implante no osso e que eu ia perder o implante, ficar um tempo sem dente e depois faríamos exames para ver o que acontece e o que precisa ser feito. Ele disse que me ajudaria com tudo que for necessário mas que infelizmente isso acontecia em casos raros. Estou muito chateada e estou pensando em mudar de implantodontista, não sei se confio mais no meu, acredito que isso tudo é culpa dele. O que devo fazer doutor?

RESPOSTA: Esta pergunta aborda alguns problemas que tenho visto se repetirem e fico um pouco preocupado com isso. O primeiro ponto é que a conduta de seu dentista é bem satisfatória e isso me faz pensar que se trata de um dentista ético e capacitado mas tenho poucas informações com relação a isso.

O segundo ponto é que realmente o implante é ligado a uma série de fatores que vão decidir se durará por toda a vida como uma parte integrante do seu organismo ou se o organismo reconhecerá como algo estranho e a ósseo-integração necessária não ocorrerá, com isso, o paciente terá problemas como os que você citou acima. Não podemos colocar a culpa no paciente ou no dentista ou no material antes de realizar alguns exames para poder verificar determinados fatores. E às vezes essa culpa é partilhada por dois ou mais fatores.

impi-1

O que você precisa entender é que procurando um dentista de qualidade, que usa materiais de qualidade, utilizando uma técnica de acordo com o que a implantodontia preconiza e isso acontecer juntamente com um paciente cuidadoso e que segue tudo que o dentista aconselha, sem problemas sistêmicos o locais que possam desestabilizar a região, você vai poder minimizar às chances de que algo do tipo aconteça mas existe uma porcentagem de “ação do destino” que devemos contar.