Nutrição

Açúcar ou gordura: O que engorda mais?

Por Redação Doutíssima 11/12/2013

gordura-ac3a7ucar-cancerÉ normal culpamos a gordura e o açúcar de serem responsáveis pelo ganho de peso e pela obesidade. Sabe-se que o consumo de gordura aumentou consideravelmente nas últimas décadas, assim como o consumo de açúcar. O que você precisa saber sobre os ácidos graxos e o açúcar? Qual é o pior deles em termos de ganho de peso? Você sabia que há gordura e açúcar escondidos em certos produtos industrializados? Veja conosco o que fazer para não engordar por causa desses dois vilões.

 

Açúcar ou gordura?

A primeira coisa que você precisa saber é que os lipídios (gorduras ou ácidos graxos) fornecem mais calorias do que os carboidratos presentes no açúcar. Assim, cada grama de açúcar consumido traz para o nosso corpo 4 calorias, enquanto que um grama de gordura fornece 9 calorias. A gordura tem, portanto, mais do que o dobro de calorias do açúcar. Por isso que em uma dieta equilibrada, a quantidade recomendada de lípidos são mais baixas do que os hidratos de carbono (açúcares) e proteínas.

 

A ingestão de nutrientes recomendados ficaria assim:

Gordura: de 30 a 35 % do total de calorias ingeridas
Carboidratos: entre 50 e 55% ( fonte de energia primária )
Proteínas: de 9 a 12 % (é importante notar que assim como o açúcar, as proteínas oferecem 4 calorias por grama)

Contudo, nossos hábitos alimentares sofreram fortes variação e estas proporções não são mais bem respeitadas, o que  explica o aumento de pessoas com excesso de peso.

O problema é que atualmente cozinhamos e consumimos uma quantidade enorme de alimentos industrializados, que contém uma grande quantidade de açúcar e gordura escondida ou disfarçadas. Anteriormente, quando se cozinhava com alimentos frescos era mais fácil saber e medir a quantidade de açúcar ou gordura adicionados em uma receita.

 

Por isso, tenha cuidado com a gordura escondida…

Algumas gorduras adicionar sabor, suavidade ou crocância aos alimentos. Assim, a industria as vezes pode abusar do uso dessas gorduras em seus produtos. Para evitar ser vítima do excesso de gordura, o primeiro ponto é a de limitar os pratos e produtos industrializados.

Mas a gordura também está escondida nos produtos mais comuns, que não levantam suspeitas, como carne, queijos, biscoitos e bolos, pães, massas pizza, etc.

Verifique sempre na embalagem se o produto é rico em “ácidos graxos” ou “gordura saturada”. Evite esses tipos de gorduras pois elas não são benéficas para a saúde. Como são de origem animal, estas gorduras estão presentes em carnes vermelhas, frios e laticínios.

 

Ainda não leu?

7 maneiras de transformar sua alimentação

Leites em pó para bebés podem ter bactérias

Reduza o estresse no trânsito com sete dicas

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor

8 Alimentos que não podem faltar no prato das criança

5 Verdades sobre a dieta

6 Conselhos para perder peso em casa