Guia dos Dentes

Aparelho dental influenciando até na ficção

Por Redação Doutíssima 11/12/2013

apa-8

Ninguém me tira da cabeça que ou o James Wan ou O leigh Whannel, escritores dos Jogos mortais, conhecido em inglês como Saw, um dia viram o primeiro aparelho dental extrabucal e foi a partir daí que tiveram a brilhante ideia de uma super máquina de tortura. Procurei nos mais variados site de entrevistas com os escritores e diretores mas não encontrei nada de 100% relacionado ao assunto. Como um bom curioso, ainda não desisti e se alguém tiver algo que confirme minha teoria, só escrever aqui em nosso site.

Peguei um fragmento da nossa boa e velha Wikipédia que fala um pouco sobre o filme para que você entenda melhor:

apa-7

Um filme independente estadunidense de 2004, o primeiro longa-metragem da série de terror e suspense Saw, escrito por James Wan e Leigh Whannell e dirigido por James Wan. Lançado em 29 de outubro de 2004, o filme teve um orçamento muito reduzido e foi filmado em apenas 18 dias. Teve a sua primeira apresentação em Janeiro de 2004 no Festival Sundance de Cinema. Apesar do baixo orçamento, o filme foi um sucesso de bilheteria

O filme é centrado na luta contra o tempo de dois homens, o médico Dr. Lawrence “Larry” Gordon (Cary Elwes), e o fotógrafo Adam Stanheight (Leigh Whannell). Eles acordam em um banheiro imundo presos pelos pés numa corrente bastante forte. No meio deles há um corpo de um homem ensanguentado com um revólver e um gravador nas mãos. Eles descobrem uma fita em seus bolsos, colocam no gravador e descobrem que fazem parte de um jogo terrível contra o tempo em que o médico tem que matar o fotógrafo se quiser ver sua mulher e filha vivas.

Larry descobre que eles foram emboscados por um serial killer chamado Jigsaw (Tobin Bell). Jigsaw rapta pessoas e coloca-os em armadilhas mortais, dizendo que dá uma nova chance como reabilitação, sempre fazendo com que eles se sacrifiquem um pouco para sair. Uma dessas vitimas foi Amanda Young (Shawnee Smith), que conseguiu sobreviver ao teste, mas não sem deixar danos psicológicos a mesma.

A trilha sonora foi composta principalmente por Charlie Clouser, que levou seis semanas para ser concluída. Outras canções foram realizadas por Front Line Assembly, Fear Factory, Enemy, Pitbull Daycare e Psycho Pumps. A canção “Die Dead Enough” do Megadeth foi originalmente prevista para ser apresentada no filme, mas não foi utilizada por motivos não revelados.

apa-6

A trilha sonora foi lançada em 5 de outubro de 2004 pela Koch Records. Johnny Loftus do Allmusic deu três de cinco estrelas. Ele disse que Clouser “realmente o pregou com o seu som que soa pegajoso” e que ele “entende que o horror de Jogos Mortais só funciona com uma quantidade estonteante da acampamento, e ele, da mesma forma, chama de música industrial”. Ele gostou particularmente de “Cigarette”, “Hello, Adam” e “F**k This S*!t”, comentando a “mistura fria do som com uma dura percussão e profundas feridas a facadas no teclado”.”

Adoro filmes de suspense e terror e ainda vou conseguir provar minha teoria de que essa mandíbula de ferro que é ligada ao osso da pessoa nada mais é do que um “clone do mal” do nosso antigo e velho aparelho extrabucal do inicio da ortodontia.