Relacionamento

Atividades enriquecedoras para casais

Por Redação Doutíssima 11/12/2013

couple-fimacdo_01

Manter a qualidade em um relacionamento exige trabalho em equipe, cooperação, compaixão e crescimento. As atividades de enriquecimento do relacionamento aproximam os casais ao envolvê-los em conversas francas e tarefas cooperativas para desenvolver suas habilidades de comunicação e parceria. As atividades convidam os casais a refletir sobre as suas próprias crenças, sentimentos ou comportamentos e compartilhar suas experiências com um parceiro. As atividades de enriquecimento podem ajudar os casais a avançar para a próxima fase do seu relacionamento ou reparar os danos causados a um relacionamento pela desconfiança.

 

Visões futuras

Casais que compartilham uma visão para o seu futuro estão mais bem preparados para tocar o seu relacionamento adiante. Os dois parceiros devem se sentar e fazer uma lista de seus objetivos para o próximo mês, seis meses, um ano, cinco anos, 10 anos e 25 anos. Os objetivos devem abranger todas as esferas da vida, incluindo amor, família, amizade, trabalho, lazer e saúde. Após elaborar suas listas, coloque uma estrela ao lado dos itens que são mais importantes para você. Pergunte a si mesmo quais objetivos são essenciais para você ser feliz com a sua vida. Cada parceiro deve em seguida compartilhar a sua lista. Quando o seu parceiro compartilha um item importante, pergunte-lhe: “O que você precisa que eu faça para ajudá-lo a atingir esse objetivo?” Mantenha as suas listas em um local acessível e consulte-as quando você perceber que o seu relacionamento está se desviando do caminho.

9018100-couple-in-love-picture

 

 

Cápsulas do tempo

Uma parte do processo de manter um relacionamento feliz e saudável é comemorar os pequenos acontecimentos de suas vidas diárias. Compre uma pequena caixa que possa ser facilmente lacrada. Cada parceiro levanta individualmente itens ou lembranças que representam aspectos importantes da relação. Os itens podem incluir cartões de visita de um trabalho atual, uma correspondência com o endereço de casa, ou uma foto de um evento ou férias recente. Sente-se com o seu parceiro e compartilhe os itens que você deseja incluir. Discuta o que o item representa e por que você considera que ele é uma parte importante de suas vidas. Coloque os itens na caixa e lacre-a com fita adesiva. Enterre a caixa do lado de fora, ou simplesmente coloque-a em um local de difícil acesso, como o sótão. Concorde em abrir a caixa em um determinado número de anos, ou quando você sentir que precisa de um lembrete de todas as partes boas do seu relacionamento.

 

Projeto de construção

Completar uma tarefa desafiadora exige comunicação e trabalho em equipe eficazes, habilidades essenciais para um relacionamento bem sucedido. Realize um projeto de montagem ou construção na sua casa. Construa um galpão, instale um aparelho de ar condicionado ou reforme o seu quarto. Mesmo pequenas tarefas como trocar uma torneira do banheiro podem ser oportunidades para os casais trabalharem juntos para realizar algo tangível. A lição pode então ser transferida para a realização de tarefas menos tangíveis, como comunicar sentimentos de forma mais eficaz.

le-couple-ne-se-bat-plus-seulement-pour-blaguer

 

Aprenda com outros casais

Explorar as estratégias de outros casais felizes ajuda os casais a internalizar as técnicas de comunicação e cooperação no seu relacionamento. Sente-se com casais que você admira; convide um casal do trabalho para jantar na sua casa, ou visite seus avós casados na casa deles para almoçar. Preste atenção à forma como eles se comunicam e às pequenas formas nas quais demonstram que estão apaixonados. Após a reunião, discuta o que você percebeu com o seu parceiro e identifique três grandes mudanças que pode fazer em seu próprio relacionamento.

 

Retiros de casais

Centros de aconselhamento e igrejas oferecem retiros de casais para os membros. A maioria destes retiros envolve discussões terapêuticas, desafios físicos e exercícios de comunicação projetados para ajudar os casais a navegar por seus problemas. Os retiros são úteis para noivos ou casais casados que sentem que seu relacionamento precisa de um redirecionamento. A maioria dos retiros leva os casais para locais exóticos ou selvagens e exigem uma taxa de inscrição.