Sem categoria

Como definir limites e o horário de chegar em casa para adolescentes

Por Redação Doutíssima 11/12/2013

IMAGEM_NOTICIA_5

Manter uma comunicação franca com o seu filho adolescente tornará o entendimento das regras mais fácil.

A transição da infância para a adolescência pode ser difícil tanto para o pai quanto para o filho. Neste momento, a relação pai-filho muda. Os adolescentes buscam maior independência, o que é uma parte natural e normal do desenvolvimento. Os pais muitas vezes se esforçam para encontrar um equilíbrio entre dar uma maior liberdade aos seus filhos e estabelecer os limites necessários. Embora muitas vezes seja difícil, os pais precisam dar autonomia e ajudar seus filhos adolescentes a tomar decisões sensatas e responsáveis. Uma vez que adolescentes mudam rapidamente, é normal os pais sentirem uma falta de controle e o conflito familiar aumentar. Uma comunicação clara e o entendimento dos limites, como o horário de chegar em casa, podem ajudar a aliviar um pouco dessa discórdia.

Defina regras e limites e as discuta com o seu filho adolescente

Certifique-se de que ele entenda o raciocínio por trás de suas regras. Os adolescentes respondem bem aos pais que possuem altas expectativas, mas que também dão uma certa autonomia. Evite ser dissimulado ou manipulador, em vez disso, jogue limpo. A manipulação só fará o seu filho questionar se pode confiar em você, e ele pode evitar discutir temas importantes quando precisar. O comportamento manipulador também aumentará as brigas.

adolescente_saudavel_g_196110162639750

Defina “toques de recolher” em conjunto

Definir o horário de chegar em casa ajuda a manter sua cultura familiar intacta e estabelece limites para o adolescente. Permita que ele se manifeste — isso aumentará seus sentimentos de independência e efetividade e criará um maior respeito pela nova regra. Crie um horário de chegada em casa que seja apropriado para a idade, mas não tenha medo de fazer concessões caso necessário. Discuta as consequências de quebrar essa regra. É importante que o seu filho adolescente sinta que as consequências são justas e fazem sentido.

 

Lembre o seu filho adolescente sobre o horário de chegar em casa que vocês combinaram antes dele sair à noite

Isso ajuda a reforçar a regra pactuada. Você pode fazer isso afixando um lembrete no calendário da família e oferecendo um lembrete verbal sutil. Assegure as consequências para as regras descumpridas, mas evite o dogmatismo. Dê uma tolerância de alguns minutos, especialmente se o filho adolescente estiver dirigindo. Isso lhe permitirá chegar atrasado, mas sem dirigir acima da velocidade máxima permitida. Discuta as razões dele estar atrasado e deixe-o explicar o seu atraso. Lembre-se de que todo mundo  enfrenta problemas de vez em quando, como congestionamentos e pneus furados. Se ele continuar descumprindo a regra, lembre-o das consequências e aplique-as.