Motivação

Conheça 10 lições que Mandela nos ensinou

Por Rafaela Monteiro 11/12/2013

Nelson Mandela
 

Li um artigo que falava sobre 10 coisas que Nelson Mandela nos ensinou e resolvi reproduzir aqui. Escrito por um teólogo da atualidade, ele fala das lições que esse grande homem nos deixou em vida.

Mandela foi um grande personagem da luta pela paz e por direitos sociais de um povo. Há poucos dias ele nos deixou. Porém, sua vida muito tem a nos ensinar.

Nelson Mandela (18 de julho de 1918) nasceu em Joanesburgo, foi um advogado, líder e presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Foi considerado o mais importante líder da África Negra e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993 . Liderou transição que encerrou a política do apartheid em seu país.

Até 2009 havia dedicado 67 anos de sua vida à causa que defendeu como advogado dos direitos humanos. Pela qual se tornou prisioneiro durante anos de um regime de segregação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre. Nos deixa na última semana, com 95 anos de idade. 

Sua vida marcou e mudou a história de um povo e deixou um exemplo para o mundo. Ficamos com a simplicidade da mensagem de paz que sua vida e atitudes exemplificaram.

 

10 coisas que nos ensinou Nelson Mandela:

1. As distinções de raça, gênero e religião que caracterizam os seres humanos são menores do que seu estatuto comum de seres criados à imagem e semelhança de Deus.

2. É possível sofrer o mal sem se tornar malvado.

3. Valores como integridade, humildade e generosidade andam na contramão do mundo, mas apontam o norte verdadeiro.

4. O amor é maior que o ódio, o perdão é maior que a vingança.

5. A dignidade de um ser humano é seu patrimônio inalienável.

6. Grandes mudanças políticas podem acontecer sem derramamento de sangue, e extraordinárias transformações sociais podem ser conquistadas pacificamente.

7. O sofrimento se apequena diante de um coração alegre.

8. Um espírito livre jamais pode ser encarcerado.

9. O cuidado do pobre, do fraco e do que sofre não é um gesto de caridade, é um ato de justiça.

10. O amor ao poder é maligno e promove a morte, o poder do amor é divino e promove a vida.

 

Grande Mandela, com certeza sua missão aqui na terra foi cumprida com louvor.