Guia dos Dentes

Curiosidades: variações engraçadas do aparelho dental

Por Redação Doutíssima 11/12/2013

    apa-5

É claro que o aparelho dental foi criado com a intenção de corrigir problemas dentais variados e para tal, é uma especialidade muito complexa e que requer um aperfeiçoamento constante do ortodontista que deve estar de olho nas novas técnicas, materiais e possibilidades em geral que surgem diariamente. Para rir um pouco, encontrei umas novidades bem engraçadas com relação à utilização do aparelho dental de formas diferentes e criativas.

A primeira é a ortodontia canina, veterinários buscando ajudar nossos cachorrinhos a se alimentar melhor e ter uma vida mais tranquila. Ainda não vemos muito no Brasil e como sempre, a ideia vem dos americanos e isso já faz mais ou menos 15 anos. Os veterinários brasileiros não estão, em sua maior parte, de acordo com alguns detalhes da técnica que pode se tornar um pouco invasiva para os animais mas em alguns casos há uma maioria que aceita o uso do aparelho para prevenir problemas como os dentes tortos causarem lesões no bichinho.

apa-1

O bom é que a maioria dos casos varia em torno de 4 meses, sendo considerado rápido mas mesmo com esse curto período de tempo, demonstrasse necessário o aumento dos cuidados com a higiene bucal. A manutenção é de 15 dias, mais curta que a humana e o dono do pet precisa reforçar cuidados com a alimentação e hábitos de morder do seu companheiro canino. É possível que o bichinho vai ficar mais irritado ou muito parado, alguns tentam remover com as patas a todo custo e outros podem permanecer, um certo tempo, desconfortáveis.

apa-2

Outra aplicação bem engraçada é de peças e elásticos do aparelho dental para unhas encravadas. Isso mesmo, alguém teve a brilhante ideia de colar duas peças do aparelho dental, uma em cada canto da unha que está encravada ou que costuma encravar, ligar essas peças por um elástico em corrente e com isso, modificar temporariamente a trajetória de crescimento da unha, desencravando, diminuindo a dor e facilitando o tratamento além de prevenir que ela encrave.

apa-3

O mundo é cheio de ideias das mais variadas e é claro que as peças do nosso aparelho dental são muito úteis para os mais criativos. Lembro que esse tipo de material é de uso restrito para ortodontistas e está chegando muito facilmente nas mãos de qualquer pessoa que tenha dinheiro para comprar. Precisamos de uma maior controle na fiscalização e maior punição para as lojas que vendem sem que a pessoa se identifique com sua carteirinha do CRO mas isso é outra conversa, por enquanto vamos só rir um pouco.

apa-4