Filhos

Faça o seu bebê rir

Por Redação Doutíssima 11/12/2013

Sociável , otimista, mais saudável e mais auto-confiante…se você quiser que seu bebê se torne uma pessoa feliz,comece a trabalhar o seu senso de humor e faça-o rir o mais rápido possível!

Lendas populares dizem que se deve rir ao menos 30 vezes ao dia para assegurar boa saúde.Estudos mostram que crianças riem em média 200 vezes ao dia,algumas até 300 vezes,enquanto adultos riem menos de 15 vezes ao dia.

laughing baby

Se você acha difícil sorrir para a vida,então você precisa se informar sobre os benefícios que esse exercício tão gostoso nos traz. Estudos nos mostram que rir elimina a tensão,serve como uma forma de catarse,nos ajuda a esquecer as memórias tristes,dolorosas que guardamos inconscientemente e acelera a produção de células imunológicas.

Rir é contagioso

Se rir faz tão bem ao ser humano,é porque quando caimos na gargalhada,a circulação sanguínea é estimulada e a oxigenação aumenta de todos os órgãos do corpo,incluindo o cérebro.Rir também traz muitos músculos em ação enquanto aumenta a produção do bem estar causando pelos hormônios chamados endorfina.

Rir também é uma terapia preventiva muito eficiente,ao acelerar a produção de algumas células imunológicas,aumentamos a capacidade do organismo de combater vírus e bactérias.

Fazer o seu bebê rir é sem dúvida uma das tarefas mais importantes dos pais,quem nunca sentiu uma emoção forte quando o seu bebê riu pela primeira vez?

Do sorriso à gargalhada (bebê)

Depois de 2 ou 3 semanas chega o dia tão esperado,quando os pais vêem uma leve saliência ensaiando o sorriso do bebê.Esses movimentos automáticos da boca são comuns durante o sono e na hora de acordar.Sua criança ainda não sorri respondendo à estimulações externas mas aos movimentos naturais ligados ao prazer e satisfação.

No fim do primeiro mês,você verá seu bebê sorrir em resposta à estímulos mais diretos,como carícias,falar suave,etc.

Entre a quinta e oitava semana,os sorrisos do bebê são causados por movimentos provenientes de fontes de luz,um rosto humano ou objetos luminosos com cores contrastantes.

Seu bebê agora atingiu a fase ativa, e está prestes a entrar no mundo do sorriso social!

Por volta da décima semana,o bebê passa por uma grande mudança associada com o desenvolvimento de sua percepção e habilidades de compreensão.Ele torna-se cada vez mais sensível ao seu meio ambiente,o que traz sorrisos mais frequentes em seu rosto.A partir de agora,ele visivelmente responde a rostos familiares.O sorriso dos bebês é uma forma de comunicação e um caminho dele criar contato com as pessoas e objetos que ele gosta.

A partir do sexto mês,barulhos vindos da garganta se juntam aos sorrisos,e ele começa a gargalhar quando você brinca com ele, faz cócegas ou mesmo caras engraçadas.

Como fazer o seu bebê rir

Muitos estudos demonstram que humor e risada pode ser cultivado desde os primeiros dias na vida de uma criança.Quanto mais você fazê-lo rir maiores as chances de que seu filho vai se tornar uma criança positiva e alegre.

Aqui vão algumas idéias para essa tarefa:

bebe rindo

Mamãe você é tão engraçada! O seu sorriso é a melhor maneira de colocar um sorriso no rosto do bebê.Então, sorria sempre que o segurar,sempre que puder em qualquer ocasião.Lembre-se:rir abertamente,não segurar o riso.Logo ele aprende isso de você!

Esconde-esconde: Um clássico, sim, mas funciona sempre!Esse jogo vai estimular um dos risos mais gostosos do seu bebê.Se esconda atrás de um véu,um papel ou qualquer outra coisa e deixe o bebê te achar!

Banho de espuma:Faça bolhas de sabão para ele tentar ir atrás,faça barulhos quando explodirem,esconda os seus brinquedos na espuma,são inúmeras ideias para brincar na hora do banho!

Faça barulhos engraçados:Toque várias partes do corpo dele com seus dedos(orelha,nariz,braços…) fazendo um barulho específico para cada parte.(barulhos de explosão,telefone,beijos,etc)

Dança comigo? Coloque uma música e carregue o em seus braços em movimentos dançantes.Mova de acordo com a música,bem suave.Além de tornar-lo uma criança positiva você ainda o estimula a ser um dançarino e amante de música!