Guia dos Dentes

A importância da manutenção mensal do aparelho dental

Por Redação Doutíssima 11/12/2013

ap-6

Muitos pacientes ficam super contentes com o fato de colocar o aparelho dental, adoram as liguinhas coloridas ou o simples fato de estarem desentortando um dente que lhes incomoda há alguns anos. O que muitos não entendem é a grande importância que tem a manutenção do aparelho dada pelo dentista, normalmente, por um período mensal. Vamos falar um pouco sobre a manutenção mensal do aparelho dental para que você entenda e dê valor para o trabalho do seu ortodontista.

O aparelho dental é feito de vários materiais diferentes mas nenhum deles tem inteligência artificial e por isso, não se movem sozinhos nem são capazes de se consertar caso aconteça algo de errado ao longo do mês. O aparelho é como um carro, pode ser bem veloz mas isso depende de um bom piloto que é seu ortodontista e de uma boa manutenção para que não tenha problemas mecânicos também dada pelo seu ortodontista.

ap-3

O aparelho é bem preciso e se modifica em pequenas proporções, constantemente, por alguns anos. Para que tudo ocorra bem, o paciente precisa estar com frequência no dentista. Atualmente a manutenção pode ser mensal ou variar em 2 ou 3 meses de acordo com o tipo de aparelho e técnica de seu ortodontista.

A manutenção mensal é fundamental, é nela que o dentista realiza procedimentos como:

– Verificar se está tudo como deveria com o aparelho, se não existem estruturas quebradas ou tortas, Se o tratamento está surtindo o efeito esperado, se a força está ideal ou precisa aumentar ou diminuir.

– Consertar alguns dos fatores acima citados que estejam fora do planejamento, recolando peças, trocando ligas e mantendo ação de forças contante.

ap-4

– Verificar saúde bucal do paciente, diagnosticar inflamações, áreas de acúmulo de alimento que devem ser limpas, ferimentos bucais normais ou que devem ser tratados, ensinar técnicas de escovação para o paciente, uso de fio dental e receitar antisséptico bucal. Em alguns pacientes existe a necessidade de encaminhar para outro profissional como o periodontista, para cuidar das gengivas.

– A cada mês as forças aumentam e a mecânica evolui. É um processo crescente e constante como quando você vai na academia. Se você ficar um mês sem ir na academia ou fazer exercícios, ao retornar vai sentir seus músculos novamente doloridos e seu corpo cansado. Isso acontece devido o organismo perder o estímulo contante e se desgastar ao retornar com os estímulos.

ap-2

Essas são apenas algumas das ações de seu ortodontista ao longo do tratamento ortodôntico. Não coloque aparelho somente por ser bonitinho e entenda que o tratamento vai precisar de sua ajuda e um grande passo é ir na manutenção mensal de forma constante.