Nutrição

Saiba quais os melhores lanchinhos para matar a fome

Por Redação Doutíssima 11/12/2013

O melhor na hora de matar a fome é escolher alimentos ricos em fibras. Os alimentos ricos em fibras formam uma espécie de gel no estômago, o que atrasa a digestão e faz com que comamos menos e gastemos mais calorias para digeri-los.

 

aveia banana

Veja quais são os lanchinhos ideais para você fazer sem consumir muitas calorias:

 

Barrinhas de cereais: contém alto teor de fibras. Prefira as barrinhas diet e com frutas secas.

 

Frutas secas ou liofilizadas: daquelas desidratadas e vendidas em pacotinhos.

 

Castanhas e sementes: além de crocantes e saborosas, elas matam a vontade de mastigar. A gordura das castanhas e das sementes é uma gordura boa para o corpo, mas não abuse. O indicado são 30g por dia.

 

Queijo cottage: com poucos carboidratos e muita proteína, é uma ótima opção pois mesmo a versão integral do queijo contem menos de 12 g de gordura por pote. Este queijo sacia e evita a gula. Você pode consumir até 2/3 do pote pequeno por dia.

 

Iogurte natural: os iogurtes naturais possuem nutrientes excelentes pra quem quer perder peso pois são ricos em proteínas e pobres em carboidrato, Prefira os iogurtes naturais sem açúcar.

 

Chocolate meio amargo orgânico: o chocolate meio amargo orgânico acaba com a vontade de comer doces, não contém glúten e ainda possui oxidantes que ajudam a baixar a pressão e melhor a circulação sanguínea. A porção máxima recomendada é de cinco quadradinhos por dia.

 

Pistaches: são ricos em nutrientes, ajudam na saciedade, contribuem com a de perda de peso e ainda reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Como as sementes e grãos, a porção ideal é de 30g.

 

Mingau de aveia: rica em fibras, a aveia promove a saciedade. Você pode comer o mingau de aveia no café da manhã ou no lanche e também pode optar por acrescentar a aveia ao iogurte, em vez de fazer um mingau.

 

Pão integral com ovo: O ovo é rico em proteína, o que gera uma digestão mais lenta, e o pão integral tem muito mais fibras do que o pão branco. Você pode consumi-los no café da manhã ou no lanche.

 

Banana: esta fruta é rica em pectina, substância que forra o estômago e provica a sensação de bem estar. Ideal para lanches, mas sem exageros : cada banana possui, aproximadamente, 90 calorias.

 

Limonada: A limonada engana a fome e tira a vontade comer doce. O melhor é não  adoça-la com açúcar.

 

Gelatina sem açúcar : Além de saborosa, contém muita proteína. Devido ao seu alto teor de água, preenche o estômago, acabando com a fome.

 

Dica: Para descobrir se você ainda está com fome e se realmente deve comer mais alguma coisa, é esperar no mínimo 20 minutos depois de comer. Se a fome ainda não passou, beba 1 copo de água fria e coma algum alimento rico em fibras.
 
Ainda não leu?

7 maneiras de transformar sua alimentação

Leites em pó para bebés podem ter bactérias

Reduza o estresse no trânsito com sete dicas

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor

8 Alimentos que não podem faltar no prato das criança

5 Verdades sobre a dieta

6 Conselhos para perder peso em casa