Filhos

Você está realmente preparado(a) financeiramente para ficar em casa com o bebê?

Por Redação Doutíssima 11/12/2013

bebe

O sonho de grande parte das mulheres é ter um bebê, mas o que muitas se questionam é: Será que eu estou preparada financeiramente para ter um filho? Antes de tomar uma decisão sobre o assunto, você precisa pensar nos gastos que uma gravidez pode trazer desde o início.

Estime os custos – Uma vez que você sabe o quanto tem gastado atualmente, você precisa analisar os custos adicionais de que serão gerados a partir da chegada de um novo membro da família. Isso inclui tudo, desde as fraldas, roupas e alimentos do bebê até as contas do hospital.
A ideia de muitos pais é viver com apenas um salário, ou seja, um deles precisa deixar de trabalhar enquanto o outro fica em casa cuidando do bebê. Esta pode ser uma boa opção, o problema é que manter uma criança custa muito caro e que talvez um salário não será suficiente para arcar com os custos que uma criança pode trazer.
Para se ter uma ideia, você já começa a gastar a partir do enxoval do seu bebê (roupas, acessórios, fraldas, brinquedos e outras coisas) até o parto em diante.
Se você esta grávida ou pensando em ter um bebê, você precisa estimar os custos que você vai ter no futuro. Analise a sua situação atual e pense em quanto você terá que gastar quando tiver o seu bebê. Comece a pensar por exemplo se você pode reduzir as suas despesas, evitando sair para jantar, exceto em ocasiões especiais, renunciando roupas novas por um tempo ou talvez até se mudar para um lugar onde o custo de vida seja mais barato.

Bebê

Pense em situações de emergência – É importante que você tenha algum dinheiro para usar em caso de emergência, como um problema de saúde com do seu bebê. Isto pode significar 2 ou 3 meses de economia do seu salário. Você também precisa ter em mente despesas adicionais na educação da criança, como por exemplo creche e outras atividades quando ela for maior.

Os cortes iniciais nas despesas podem ser maiores, com o tempo você e seu companheiro podem se permitir a jantar fora vez ou outra, por exemplo.
Procure maneiras simples para economizar – Por exemplo, na hora de fazer compras, utilize cupons de desconto, mesmo que eles não ofereçam descontos tão grandes. Você vai notar que as pequenas economias podem aumentar com o tempo.
Complementar a renda – Os pais que ficam em casa também pode complementar sua renda com empregos a tempo parcial, à noite ou trabalhando em casa . Mesmo que você não ganhe muito dinheiro com este tipo de atividade, um pouco de dinheiro extra pode te permitir a sair para jantar de vez em quando.