Nutrição

Veja 7 conselhos para não engordar nas festas de fim de ano

Por Redação Doutíssima 12/12/2013

Tradição das celebrações de Natal e Ano Novo, a ceia é repleta de tentações para aqueles que estão com a dieta a todo vapor e não querem engordar. Os pratos altamente calóricos e as bebidas alcoólicas são os principais a ser evitados ou, pelo menos, pouco consumidos.

Veja a seguir sete dicas que podem ajudá-lo a manter a alimentação saudável e os resultados garantidos durante o ano.

Mulher tomando chá porque não quer engordar.

Pratos altamente calóricos e as bebidas alcoólicas são os principais a ser evitados. Foto: iStock, Getty Images

7 dicas para não engordar no fim do ano

Mesmo fora do período de festividades que encerram o ano, os exageros da alimentação devem ser evitados. Pensar que você pode comer de tudo durante esta semana é o que pode levá-lo a sempre encontrar um motivo para fugir da dieta.

Fique atento às dicas para aproveitar as festas sem culpa com a balança:

1.Comece o dia com um café da manhã equilibrado. Consuma fibras, como aveia e farinha de linhaça, alimentos que promovem a saciedade por mais tempo. Prepare o corpo para o dia ao beber um suco verde, por exemplo.

2.Não saia de casa sem ter se alimentado pelo menos uma hora antes da festa. Esperar a ceia de estômago vazio só irá aumentar sua vontade de comer mais que deveria. Tome um iogurte ou coma frutas para enganar o estômago e escolher melhor quando for se servir.

3.Evite os petiscos, como amendoim, salgadinhos, castanhas, azeitonas, queijos e pãezinhos. Eles são bastante calóricos e vão tirar o apetite da maneira errada.

4.Na hora da ceia, escolha os pratos que mais gosta e sirva em poucas quantidades. Prefira aves, peru e chester, pois são mais magras. Não esqueça de retirar a pele.

5.Fique atento aos acompanhamentos, como o arroz, o risoto, a farofa e tortas salgadas. Todos são carboidratos que devem ser consumidos com moderação.

6.Use as saladas de folhas como entrada. Rúcula, alface e agrião, acompanhados de palmito, pepino e cebola são ótimas para forrar o estômago antes dos grandes pratos. Se preferir, acrescente frutas, como a manga e o abacaxi. Além disso, a sobremesa pode ser substituída por ameixas, pêssegos e melão.

7.Os brindes das festividades de fim de ano podem comprometer ainda mais a dieta. Por isso, evite bebidas como whisky, vodka, caipirinha e saquê. Procure alternar a bebida com água para se hidratar e não exagerar na quantidade.

Detox já!

Se você já exagerou, não se preocupe. Parte do que foi consumido pode ir embora sem causar tanto prejuízo. Invista na desintoxicação do organismo com alimentos antioxidantes e chás diuréticos. Uma alternativa para reparar os estragos do dia anterior é o suco de abacaxi, maçã e gengibre batido com água de coco.

Nesse momento de limpeza, é essencial evitar alimentos industrializados, farinha branca, açúcar, sal, café, carnes vermelhas, defumados, laticínios, embutidos, massas, bebidas alcoólicas e alimentos que contêm glúten. Prefira as frutas, legumes e verduras orgânicos, grãos integrais, castanhas e chás.

Beba muita água e pratique exercícios físicos. A desintoxicação pode durar até no máximo 10 dias.