Nutrição

Como se hidratar de maneira eficaz: água x repositor hidroeletrolítico ou energético

Por Dr. Felipe Monnerat 12/12/2013

200447346-005
Você começa a praticar um esporte, ou mesmo num dia quente de verão, a dúvida é sempre a mesma: como me hidratar de maneira eficaz? O primeiro recurso costuma ser a água, mas tem aqueles famosos repositores isotônicos…. e a água de coco? Ah, quanta coisa para beber! Calma, nosso especialista explica!

beber-agua

A importância de beber água (Hidratação)

A água contribui para o bom funcionamento renal, pulmonar e sanguíneo, para regulação da temperatura corporal, desintoxicação do organismo.

Quanto e quando beber:
Simples: 30 ml x massa corporal (seu “peso”) por dia em mililitros ou 0,03 litros x massa corporal por dia em litros.

Considerar todo líquido ingerido no dia, descontando somente a bebida alcoólica. A água pode também estar presente nos alimentos, principalmente frutas e legumes. Gestantes, idosos, praticantes de atividade física, portadores de doença renal crônica, presença de febre entre outros fatores podem contribuir para uma ingestão de água diferente.

agua-de-coco-refrescantegatorade

Repositor Hidroeletrolítico

Recomendado para: atletas, praticantes de exercício, dias muito quentes, suor excessivo, diarreia, desidratação entre outros.

Tem como objetivo: repor a água e os sais minerais perdidos pelo suor. Além disso, essas bebidas também chamadas de isotônicas tem um ph bem próximo ao do corpo humano aumentando a velocidade de absorção pelo organismo. A temperatura do isotônico também pode influenciar na absorção.

Composição: Carboidratos em quantidades variadas e presença obrigatória de sais minerais. Ex: Gatorade, sportdrink, guaraná natural, água de coco, powerade, taeq entre outros.

maltodextrina - repositor energeticocarb up - repositores energeticos

Repositor Energético

Recomendado para: atletas e praticantes de atividade física em exercício de longa duração.

Tem o objetivo de: repor parte da energia gasta, manutenção dos níveis de açúcar no sangue, evitar quebra da proteína muscular.

Composição: presença obrigatória de 90% de carboidratos, podendo conter vitaminas e minerais. Ex: Carboplex, carbo up, maltodextrina, dextrose, muitos suco podem exercer o papel de repositor.
Podem ser achados principalmente na forma de pó e gel, ambos deve ser ingeridos junto com água.

Ainda não leu?

7 maneiras de transformar sua alimentação

Leites em pó para bebés podem ter bactérias

Reduza o estresse no trânsito com sete dicas

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor

8 Alimentos que não podem faltar no prato das criança

5 Verdades sobre a dieta

6 Conselhos para perder peso em casa