Guia dos Dentes

Odontologia do adolescente: odontohebiatria

Por Redação Doutíssima 12/12/2013

herbi-2

É um fato que cada momento da vida do paciente possui grandes modificações específicas do organismo e o dentista precisa estar atendo para essas modificações. Por causa desses fatores, foram criadas especialidades dentro da odontologia com o objetivo de se especializar no atendimento a uma determinada idade do paciente. Com isso, tivemos especialidades como a odontopediatria (que cuida dos nossos pequeninos em fase de troca de dentição), a odontogeriatria (que cuida dos nosso pacientes mais vividos e com muita experiência devido muitas primaveras, nossos idosos) e a odontohebiatria, responsável pelo atendimento específico à adolescentes e esse é nosso tema de hoje.

herbi-1

Além dos fatores orgânicos que mudam bastante nessa fase, o odontohebiatria engloba também o conhecimento do dentista no que diz respeito à linguagem necessária para se comunicar com os jovens. O paciente precisa entender o que deve ou não fazer e o que precisa realizar diariamente e para isso o dentista precisa saber o que falar e como falar para não se tornar o tio chato e fazer o adolescente fazer justamento o contrário.

herbi-4

Na odontohebiatria o dentista vai estar atento para as diversa modificações que estão acontecendo com o adolescente e verificar o que é fisiológico e precisa ser somente acompanhado e o que é patológico e precisa ser tratado o mais rápido possível. São alterações de crescimento com várias modificações ósseas e dentais; modificações de comportamento deixando o paciente mais descompromissado com a higiene bucal e reservando pouco tempo para ir ao dentista ou verificar os dentes e a cavidade bucal com bastante atenção para ver se não tem algo de errado. Percebo que nessa fase as meninas são mais preocupadas com a saúde e higiene e os meninos são mais descompromissados.

herbi-3

Tenho visto uma certa quantidade de adolescentes com incidência de erosão dentária ligada a hábitos como ingestão de alimentos cítricos, bebidas como a coca-cola e o principal que é fazer uso dessas substâncias ao longo do dia sem escovar os dentes depois. Alguns casos de adolescentes com doenças como a bulimia ou a anorexia apresentam alterações comportamentais que causam danos à cavidade bucal. Nesses casos o dentista vai reconhecer o problema e agir na remoção de substâncias nocivas à cavidade bucal, utilização de pastas dentais menos abrasivas e aplicação de flúor com concentração ideal para remineralização.

herbi-5

Acredito que as especialidades estão ai para nos ajudar e cada um poderá ajudar o paciente dentro da sua área, encaminhando os casos que não fazem parte de sua especialidade. O paciente é sempre a peça mais importante e o tratamento deve ser realizado da melhor forma possível.