Guia dos Dentes

Conheça a pessoa que tem o céu da boca (tórus palatino) em forma de pênis

Por Redação Doutíssima 12/12/2013

torus-6

Uma imagem que já aparece há algum tempo na internet é de um tórus palatino em forma de pênis. Ainda não consegui desvendar se a imagem é real ou se alguém deu uma pequena modificada em algum programa de modificação de imagem. O que nos interessa é que precisamos conhecer o tórus palatino para não nos assustarmos com ele, independente da sua forma. Se bem que não é nada legal ter um pênis no céu da boca (peguei pesado na piadinha, 🙂 ).

torus-1

O tórus nada mais é do que um crescimento ósseo que pode acontecer em diferentes locais na boca e de diferentes tamanhos. Quando acontece na mandíbula, normalmente está localizado próximo à língua, perto dos dentes chamados de pré-molares e na grande porcentagem de casos, o torus aparece bilateralmente e praticamente do mesmo tamanho, dos dois lados. Outro local de crescimento do tórus é no palato e ai surge o nome tórus palatino, que se localiza no céu da boca e é o caso do nosso tórus com uma forma um pouco diferente.

torus-2

A causa dos Tórus são variadas e sem grande objetividade, existindo teorias sobre origens genéticas e também sobre origens ambientais e como de costume, a soma das duas também acontece. são mais comumente vistos em adultos e podem estar associados a alguns hábitos bucais como o bruxismo. Com relação ao tamanho e forma existe uma grande variação e pode aumentar ou diminuir com a idade e condições do paciente.

torus-3

O tórus não tem nenhum fator patológico e fica a vida toda junto com o paciente sem causar grandes problemas. O tratamento é sugerido comente quando o tórus está prejudicando a adaptação de uma prótese ou é grande demais e incomoda o dia-a-dia do paciente. A remoção do tórus é super simples, sem grandes complicações e anestesia local. Não são todos os profissionais que realizam e o seu dentista vai lhe encaminhar para um profissional da área como um periodontista, um cirurgião buco-maxilofacial ou mesmo um dentista clínico que esteja acostumado a realizar este tipo de procedimento.

torus-5

Então se encontrar algum tórus em sua boca, fique tranquila que não é nada grave. Nesse momento comprovamos mais uma vez a necessidade da presença de um dentista por perto que vai tirar suas dúvidas e tratar somente o que for necessário. Se tiver algum dúvida, não deixe para depois que pode ser tarde demais e lhe causar sérios problemas. No caso do tórus palatino, não é nada sério mas existem problemas sérios que precisam ser tratados o mais rápido possível.

torus-4