[the_ad_group id="16403"]
Dica do Nutricionista

Saiba por que o ferro é importante para sua saúde

Por Redação Doutíssima 12/12/2013

Anda se sentindo cansado com facilidade ou sem disposição e acha que isso é simplesmente estresse ou culpa da rotina intensa? Talvez o diagnóstico possa ser outro. É comum que esses sintomas façam parte de um quadro de deficiência de ferro

Por que você precisa de ferro?

O ferro é essencial para o crescimento e o desenvolvimento do organismo humano. Ele ajuda a metabolizar proteínas e desempenha um papel importante na produção de hemoglobina e células vermelhas do sangue. 

Dos seus muitos benefícios para a saúde, um dos que mais se destaca é o fornecimento de oxigênio, por meio de seu papel na produção de glóbulos vermelhos, essencial para dar vida aos órgãos. 

Quando há deficiência desse mineral, é possível o aparecimento problemas como a anemiaConforme um estudo publicado na revista Nutrition in Clinical Practice, ela é uma doença multifatorial. Contudo, geralmente está relacionada com a carência de ferro.

Ainda de acordo com esse levantamento, ela é capaz de levar a problemas mais graves. São exemplos distúrbios gastrointestinais, do sistema imunológico e de temperatura corporal, bem como declínio em exercícios físicos e produtividade no trabalho.

Também é possível que você se sinta cansado ou com fraqueza no corpo. A partir dessa exaustão, muitas outras funções acabam afetadas, desde o funcionamento do cérebro até a capacidade do corpo de combater infecções.

A falta de ferro também é capaz de causar outros problemas de saúde relacionados. Não são raras doenças de pele progressivas que causam fragilidade nas unhas, por exemplo.

 

Para quem está grávida, a deficiência de ferro traz riscos adicionais. Nesses casos, acredita-se que esse nível menor que o recomendado possa aumentar o risco de o bebê nascer cedo demais – ou então menor do que o normal.

Feijão é rico em ferro

O feijão é um alimento rico em ferro, ideal para nutrir o seu corpo. Foto: iStock, Getty Images

O papel da alimentação

O ferro tem uma biodisponibilidade baixa, o que significa que ele tem uma fraca absorção no intestino delgado e baixa retenção no corpo. Como resultado, há uma diminuição da sua disponibilidade para uso.

Muitas pesquisas indicam que a eficiência de sua absorção depende de vários fatores: saúde gastrointestinal, uso de medicamentos ou suplementos e estado geral de saúde de uma pessoa. Além disso, há alimentos que são melhores fontes desse mineral.

Legumes, lentilhas, feijão, soja, cereais integrais, vegetais de folhas verdes e frutas secas são alguns deles. Além disso, é possível obter comprimidos de ferro e suplementos, que ajudam a repor os níveis com maior facilidade. Os itens alimentares que contêm bons níveis de vitamina C podem também ajudar na absorção dessa substância pelo organismo.

E você, que alimentos inclui na alimentação para aumentar os níveis de ferro no corpo? Deixe o seu comentário e aproveite para conferir mais dicas que o Doutíssima traz para você.


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]