Saúde

Casar faz bem para a saúde?

Por Redação Doutíssima 13/12/2013

Felicidade conjugal pode trazer benefícios para o seu coração e também pode ajudá-lo a ficar em forma! Mais uma razão para você trocar os anéis!

Pesquisadores dos Estados Unidos estudaram 493 mulheres durante um período de mais de 13 anos. Eles compararam dois grupos: mulheres casadas ou que vivem com um parceiro, e mulheres que são solteiras, viúvas ou divorciadas. Os cientistas realizaram uma análise detalhada da saúde dessas mulheres (nível de colesterol, pressão alta…) e também fez perguntas sobre a vida pessoal e felicidade em geral. A pesquisa revelou algumas ligações surpreendentes entre o estado civil e os riscos para doenças cardíacas.

Casal feliz

Coração saudável,mente saudável

Os resultados do estudo mostraram que as mulheres que eram felizes no casamento tinham um menor risco de problemas cardíacos do que as mulheres que estavam em relacionamentos menos estáveis. Elas tinham visivelmente uma pressão arterial menor e níveis mais baixos de colesterol ruim. Mais surpreendente ainda, os estudos mostraram que as mulheres casadas tendem a ter um IMC mais baixo, o que significa que são menos propensas a sofrer de excesso de peso ou obesidade.

E os benefícios não param por aqui. As mulheres casadas no estudo também pareciam estar menos submetidas a distúrbios psicológicos. Um número muito pequeno sofrem de depressão ou ansiedade, e o fato de estarem casadas parecem ajudar estas mulheres se sentirem seguras. Isso significa que elas estão menos propensas à sofrer com o stress ou perder a paciência.

Os pesquisadores também descobriram que a diferença foi particularmente notável entre casamentos felizes e infelizes. As mulheres que não se davam bem com seus cônjuges mostraram problemas significativamente psicológicos maiores. De acordo com o cientistas , as mulheres  estão mais vulneráveis a serem afetadas pela harmonia em seus relacionamentos do que os homens. Qualquer tipo de transtorno afetavam o seu estado de espírito de imediato.

Então devemos todos nos casar?

As vantagens do casamento são inegáveis. O estudo chegou em muitas hipóteses, incluindo a idéia de que o isolamento social e casamento infeliz são ambos, fatores de risco para o desenvolvimento de distúrbios psicológicos. O cientistas também acreditam que os benefícios podem ser devido ao estilo de vida dos casais ( regularidade, refeições saudáveis, renda fixa, etc)

Este não é o primeiro estudo a chegar nestes resultados. Pesquisas anteriores já haviam demonstrado os efeitos positivos de se casar nos homens também, provando que ambos os sexos se beneficiam com a felicidade matrimonial….talvez se casar não seja uma idéia tão ruim assim!