Motivação

Como dar um bom exemplo a seus filhos

Por Redação Doutíssima 13/12/2013

family with children on hands, sunset sky

A maioria dos pais, geralmente vem com hábitos que já viraram manias, e para uma criança não seria muito recomendável. Adotam o famoso “Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”. Mas como confiar em alguém que dá um conselho, mas não pratica? Neste caso essa expressão popular perde todo o seu sentido. Não há como exigir que uma criança siga todos os padrões sociais corretos se o seu exemplo for o contrário.

Sim, as atitudes dos pais vai refletir no comportamento dos filhos, por exemplo: Tratar as pessoas de maneira grosseira, fumar, consumir bebida alcoólica excessivamente, falar palavrões e provocar brigas são algumas coisas que seu filho pode vir copiar de você. O oposto também, se o pequeno se cercar de gentilezas dos pais, será gentil com o próximo.

Acompanhe, a seguir, algumas dicas especiais de como dar um bom exemplo para o seus filhos, confira:

Foto-de-bebê-10

Ensinamentos do mundo moderno

Importante ensiná-los desde cedo a cuidar do meio ambiente, o tema está na moda e os exemplos primeiramente vem de casa. Exemplos de “cuidar do mundo” estão partindo dos próprios filhos, que aprendem na escola a importância da água, reciclar e preservar a natureza, vai ser comum eles levarem esses ensinamentos pra dentro de casa. Outra coisa também é advertir dos perigos do mundo como nossos pais falávamos quando éramos pequenos, por exemplo, a como a não falar com estranhos.

Saia de relacionamentos abusivos ou tóxicos

Caso contrário, as probabilidades são que seus filhos vão acabar nesses mesmos relacionamentos mais tarde. Ter uma bagagem desses hábitos de antes não é aconselhável, melhor mesmo é você fazer umas mudanças.Naturalmente, você não deve saltar de um relacionamento para o próximo, mas você definitivamente deve mostrar a seus filhos que auto-estima, auto-confiança e uma relação saudável são fundamentais para ser feliz na sua idade adulta.

Saiba ser o conselheiro

Vão ter horas que seus filhos vão ficar afoitos e nervosos por alguma coisa, e nada melhor do que alguém de confiança para falar com eles. Mantenha sempre a calma e nunca desespere. O desespero à frente dos seus filhos só vai criar um sentimento de insegurança. Eles precisam perceber que você, sendo um exemplo, não desmorona com qualquer coisa, e será sempre um porto seguro para eles.

Desenvolva uma relação harmoniosa com o seu companheiro

Nenhuma criança gosta de ver os pais brigando. O equilíbrio é fundamental na relação do casal e na educação dos seus filhos. A harmonia num relacionamento se reflete na harmonia do lar .Faça um plano para ir se desligando dos pontos negativos e construa uma imagem positiva em torno de si. Os seus filhos precisam de perceber que você é um exemplo e não um modelo a evitar.

Aprenda a dizer não

Mesmo que ele implore e chore, não faça todas as vontades aos seus filhos. Eles precisam de perceber que têm de lutar para obter determinadas coisas e que todas as coisas boas vêm com o esforço pessoal de cada um.