Especialidades

Conheça as causas incomuns de hipertensão

Por Redação Doutíssima 13/12/2013

gggf

A hipertensão, mais conhecida como pressão alta, afeta cerca de 1/3 da população adulta nos Estados Unidos, de acordo com o National Heart Lung and Blood Institute. A pressão sanguínea mais alta que 140/90 é considerada hipertensão. Não conhecemos uma causa definida, porém, a maioria dos casos de hipertensão está associada a más escolhas na dieta, obesidade, falta de atividades físicas ou fatores genéticos. Em casos raros, a pressão alta pode ser chamada de hipertensão secundária, pois resultou a partir de outro problema de saúde.

 

PROBLEMAS DE TIREÓIDE

Diversos problemas de tireoide podem ser causados por pressão alta, que é um dos principais sintomas, dentre muitos outros, deste tipo de problema. Alguns problemas de tireoide que podem causar pressão alta são a síndrome de Cushing e tumores que afetam os níveis hormonais da tireoide, como aldosteronismos e feocromocitomas, de acordo com os relatórios da MedlinePlus.

apneia1

APNEIA DO SONO

Quando não é tratada corretamente, a apneia do sono pode fazer com que a pressão sanguínea aumente o suficiente para ser classificada como hipertensão. A falta de cuidados com a apneia também aumenta a propensão a ataques cardíacos e derrames.

 

GRAVIDEZ

Em casos raros, mulheres grávidas podem desenvolver pressão alta, que é conhecida como toxemia gravídica ou pré-eclâmpsia. O risco de hipertensão para grávidas é maior para mulheres com mais de 35 anos, gravidezes múltiplas, diabéticas, com doenças renais, obesas ou que já tiveram hipertensão, de acordo com o The American Congress of Obstetricians and Gynecologists.

 

saude-dos-rins

 

DOENÇAS RENAIS

Problemas renais podem levar à hipertensão. O site MayoClinic.com menciona que o desenvolvimento de cistos renais pode levar ao aumento da pressão sanguínea. Quando os rins não filtram as substâncias tóxicas adequadamente, aumenta o nível de sódio, o que pode causar pressão alta.

 

COMPLICAÇÕES DECORRENTES DE DIABETE

A diabete também pode causar hipertensão. Da mesma forma que as doenças renais, a diabete pode prejudicar a excreção adequada de toxinas pelos rins, causando o aumento da pressão.

 

COARTAÇÃO DA AORTA

A coartação da aorta é um defeito congênito raro, em que a aorta é mais estreita que o normal. Portadores deste defeito geralmente desenvolvem hipertensão, pois o coração trabalha muito mais que o normal para levar o sangue ao resto do corpo, conforme indicado nos relatórios da Medline Plus.