Conheça os medicamentos que você deve ter na caixinha de remédios do seu bebê de até 3 meses:
Telefone de emergência do seu plano de saúde e do Centro de Assistência Toxicológica.
Paracetamol em gotas, possuindo administração permitida aos bebês. Há também outras variações, contendo diferentes concentrações, algumas são mais fortes ou mais fracas.
Vitaminas em gotas, possuindo administração permitida aos bebês. Não dê vitaminas ao bebê sem a recomendação de um médico.
Soluções salinas ajudam a “lavar” o nariz do bebê se ele estiver gripado ou constipado.
Álcool, para esterilizar o termômetro antes e após usá-lo.
Solução de reidratação, devendo ser utilizadas imediatamente após um episódio de diarreia. Verifique a data de validade e jogue fora as soluções fora do prazo.
Pomadas para assaduras ajudam a proteger o local de circuncisão do bebê e evitam que ele grude na fralda durante a cicatrização. Podem ser utilizadas também para curar assaduras causadas por fraldas.
Pomadas para os olhos amenizam irritações leves, comuns em bebês. Normalmente, os hospitais dão um tubo quando o bebê nasce. Em caso de irritação nos olhos do bebê, informe ao pediatra, que poderá informar o bom uso da pomada.
Pomadas antibióticas ajudam na cicatrização de pequenos cortes e arranhões. Evite pomadas contendo neomicina, pois esta substância pode desenvolver alergias em crianças muito pequenas.
Creme de hidrocortisona a 1/2%: o médico pediatra pode aconselhar você a aplicar esse creme em pequenas áreas irritadas ou assadas.
Um termômetro para medir a temperatura (retal ou axilar) do bebê. Não meça a temperatura com um termômetro oral. Os termômetros para ouvidos costumam ser caros e mais complicados de usar em bebês menos de três meses. Já os digitais são mais fáceis de usar.
Um aspirador nasal, para limpar as vias nasais do bebê se ele estiver resfriado ou apresentar obstrução nasal, principalmente antes da amamentação. Não o utilize no ouvido do bebê.
Algodão, para limpar os olhos do bebê e as áreas difíceis de alcançar (como as dobrinhas do pescoço e a área genital).
Gaze de vários tamanhos, pois é sempre aconselhado ter gaze em casa, mesmo se cortes em crianças muito pequenas são incomuns.
Ataduras, para cobrir cortes e arranhões grandes demais para uma gaze comum e para cobrir temporariamente queimaduras e cortes até chegar ao médico.
Nebulizador, recomendado por alguns médicos em crianças com resfriados ou outros problemas respiratórios. Limpe-o sempre antes e depois de usá-lo.
Consulte sempre um pediatra para saber qual é o medicamento mais adequado para seu filho. Só administre medicamentos ao bebê com supervisão de um médico. Se um bebê de menos de 2 meses de idade apresentar febre, procure imediatamente o médico.