Clínica Geral

4 Truques para controlar o enjoo ao viajar

Por Redação Doutíssima 14/12/2013

469573-Enjôo-durante-viagem-como-evitar

Meios de locomoção do nosso dia a dia como andar de carro, pegar um ônibus, trem ou um taxi são atividades normais para a maioria das pessoas. Mas algumas delas só de colocar os pés em um desses meios de transporte dá um início a um turbilhão de sensações que causam, uma delas o enjoo. O que é chamado de cinetose, que nada mais é a sensibilidade do organismo ao movimento passivo, ou seja, quando o corpo está parado, mas ao mesmo tempo em movimento (uma loucura mesmo).

O que algumas pessoas não sabem é que alguns alimentos podem contribuir para evitar o enjoo,

1- Água:Dar alguns pequenos goles ao longo do dia já ajuda a manter o corpo hidratado, evita dores de cabeça  que costumam vir junto com o enjoo. Mas tome cuidado, beber demais enquanto se come pode atrapalhar a digestão e ocasionar náuseas.

BEBER_AGUA06052011095957_med

2- Maçã e banana: Alimentos ricos em fibras como a maçã ajudam a  limpar o organismo de substâncias químicas que favorecem a náusea além de ajudar na digestão. Já a banana é um alimento recomendável para a reposição de nutriente, por exemplo: se a pessoa sofrer de enjoos ela pode apresentar algumas deficiências de nutrientes como o potássio

cesta-macas-bananas

 

3- O que deve evitar antes e durante a viagem: 

 Não é recomendável viajar com o estômago vazio, com ele vazio nós ja sentimos enjoo naturalmente, imagina em movimento.

 Antes e durante a viagem, coma pouco, alimentação leve, sem muitos temperos. Evite bebidas alcoólicas.

– Recomendamos um desjejum leve por exemplo com água de coco, suco de maracujá, caju ou goiaba com pouco açúcar. Pode acompanhar com biscoitos de água e sal, torradas e geleia.

 A partir do dia anterior à viagem, evite bebidas gaseificadas, comidas ricas em gordura e que fermentam, pois isso vai piorar a sensação de inchaço na barriga.

sanduchenatural

4- Enquanto estiver viajando procure evitar:

– não ler durante a viagem;

– manter a visão focada em um ponto no horizonte;

– não viajar olhando para os lados;

– manter os olhos fechados ou deitar;

– prefira bancos adequados como o banco do passageiro da frente do carro, no navio procure algum local no meio dele e no avião algum assento que fique no corredor;

– evitar refrigerantes, bebidas estimulantes ou alcoólicas, só a água mesmo, que pode tranquilamente;

– evitar fumar durante a viagem;

– quando viajar de carro, se os sintomas começarem, é melhor parar por alguns minutos até os sintomas desaparecerem ou abrir a janela para aumentar a ventilação.

dormir_aviao1