Cabelos

5 Dicas para colorir os cabelos em casa

Por Redação Doutíssima 14/12/2013

Você sabia que quase 80% das mulheres pintam o cabelo em casa? Se você faz parte desses 80%, confira abaixo todos os truques que alguns experts ensinam para você não cometer nenhum erro:

 

pintar_cabelo

 

O sucesso da cor depende da saúde dos seus fios

Se os fios estiverem ressecados ou muito porosos, pode ser que eles não absorvam bem a tintura e em alguns casos, eles podem ficar manchados. Por isso é tão importante mantê-los sempre  hidratados. “É preciso fazer uma hidratação em casa, pelo menos uma vez por semana, com produtos enriquecidos com manteiga de karité, óleo de argan ou macadâmia para preparar os fios”, recomenda o colorista Yuha Antero, do salão M.G Hair Design, em São Paulo. Se o fio estiver enfraquecido e desidratado, invista em produtos reestruturantes que contenham proteína e queratina na fórmula.

 

Ache o tom certo

Descubra qual é o tom da sua pele observando qual é a cor de seus olhos. Olhos claros indicam, geralmente, pele fria; olhos castanhos ou escuros, pele quente ou neutra. O tipo de pele quente costuma cair bem, segundo Yuha, com fios cobre e nuances de marrom. “Já a pele fria ganha destaque com loiro-platinado, castanho-acinzentado ou vermelho-bordô. E a neutra fica bem com qualquer tom”, completa o expert. Mesmo sendo genérico, este truque pode ajudar na hora da escolha. Antes de decidir, é indispensável fazer um teste de mecha: “Dá mais segurança em relação à cor eleita, evita  arrependimentos futuros e permite detectar possíveis reações alérgicas”, explica o cabeleireiro Julio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo.

 

Primeiro a tinta, depois o alisamento

O certo seria escolher um dos dois processos químicos, pois ambos são nocivos para os cabelos. Se esta opção é quase impossível para você, prefira tingir antes de fazer a progressiva ou o relaxamento. A razão pela qual este é o procedimento mais correto a seguir é que, depois de passar por esse tipo de química, o fio leva mais tempo para pegar a cor, logo, o tempo de ação do descolorante ou da tintura será muito maior. O que acontece: as mechas são mais agredidas, logo, mais ressecadas.

 

Siga à risca as instruções na embalagem

É extremamente importante que você respeite a quantidade recomendada de produto e o tempo de ação da tinta. O que quer dizer que aplicar a tintura excessivamente ou deixá-la por agir mais tempo não significa que a cor vá pegar melhor ou durar mais tempo. É igualmente importante que você distribua o produto de forma uniforme. Você deve primeiro molhar o pincel na tinta, aplicar um pouco do produto na raiz e, passados alguns segundos, espalhar a tinta com um pente largo ao longo do comprimento. “Caso contrário, os fios podem ficar manchados, com nuances diferentes. Esse é o principal erro cometido em casa”, afirma Julio Crepaldi.

 

Escolha as alternativas menos danosas

“As tinturas sem amônia são as menos agressivas”, informa Yuha. Se você for fazer luzes, opte pela tinta em vez pó descolorante – este ultimo acaba com a massa do cabelo, o que o deixa poroso. Se você não tem muito cabelo branco, troque a tintura pelo tonalizante, que agride menos o fio.

Ainda não leu?

15 Penteados de cabelos presos para combater o calor

O segredo dos cabelos de Kim Kardashian

7 cortes de cabelo para rosto oval

Dê adeus aos cabelos volumosos com esses truques

Dicas para fazer o babyliss em casa

6 Cuidados especiais para cabelos longos

Links Úteis

beleza na web, beleza natural, mesoterapia, jogos de beleza, drenagem linfatica , doce beleza, esteticista, moda e beleza, cortes de cabelo para rosto redondo, corte de cabelo para rosto redondo, cortes de cabelos para rosto redondo, cabelos curtos, corte de cabelo curto, penteados, penteados para casamento, penteados para festa, cabelos, corte de cabelo, cabelos cacheados,  cabelos com luzes, cortes de cabelos, cabelos ondulados,  dicas de beleza, dicas de cabelo