Estética

Como fazer limpeza de rosto caseira

Por Redação Doutíssima 14/12/2013

Na época das férias, com os efeitos da praia, cloro da piscina, calor, muitas vezes os poros estão entupidos e a tez respira oleosidade. Para acabar com o problema, é preciso arrumar uma solução para limpar a pele em casa até poder fazer a próxima visita à esteticista.

limpeza pele

Como fazer limpeza de rosto caseira

Higienizar profundamente a pele não é algo tão difícil, mas precisa de alguns cuidados. “É bom que fique claro que a limpeza de pele caseira não vai atingir o mesmo resultado de quando é feita por um profissional, e se for de maneira errada, pode levar ainda a irritações e até pequenas inflamações”, afirma Célia Lima, esteticista da Clínica Longevitá (RJ). Mas como nem sempre é possível fazer o tratamento na clínica de estética ou dermatológica a cada dois meses, como recomendam os especialistas, nós vamos ensinar como fazer limpeza de rosto caseira. Confira!

 

Receita de máscara natural para limpeza profunda

Para preparar a pele, lave bem o seu rosto usando um sabonete neutro e seque bem com uma toalha. Em um recipiente, misture:

– 1 gema de ovo
– 1 colher de mel
– ½ colher de farinha de trigo
– ½ copo de iogurte natural

Mexa bem até que a mistura fique homogênea. Molhe um pedaço de algodão na mistura e vá passando devagar no rosto uma camada mais ou menos fina, até que o rosto fique todo coberto. Não aplique a mistura nos olhos e os lábios, pois são áreas sensíveis e podem sofrer irritação. Deixe a mistura agir sobre a sua pele por cerca de 20 minutos. Em seguida, retire a máscara lavando o rosto com água morna. Seque o rosto com uma toalha bem macia.

 

Receita do vapor contra cravos e espinhas

Remova as impurezas com a ajuda de um algodão e uma loção de limpeza, retire resíduos dessa loção com um algodão embebido em loção tônica, fazendo sempre movimentos circulares. Em seguida, despeje água quente em uma bacia. Adicione um pouco de alecrim ou tomilho na água. Você também pode fazer o mesmo procedimento, utilizando também camomila e eucalipto.

Cubra a cabeça com uma toalha e permaneça em contato com o vapor durante uns 10 minutos. O vapor tem a função de abrir os seus poros e, então, facilitar a extração dos cravos. Enxugue o rosto com uma toalha para retirar a umidade e a sujeira. Para finalizar a limpeza de pele, aplique uma loção adstringente e um creme adequado ao seu tipo de pele.