[the_ad_group id="16401"]
Receitas

7 benefícios do chá Ti Kuan Yin

Por Redação Doutíssima 15/12/2013

O chá Ti Kuan Yin faz parte do tipo “oolong”, originais da China e da Índia, e é levemente oxidado, sendo um meio termo entre os chás verde e preto. Na China, os oolong são chamados “qingcha” ou chá verde azulado, pois tem uma cor mais escura. O gosto do chá Ti Kuan Yin é mais leve que o do preto (este ultimo sendo mais oxidado), nem tem os sabores frescos e vegetais do chá verde. Tendo um aroma adocicado, nem precisa da adição de açúcar para ser consumido.

cha 2

Todos sabemos que os chás, não importando o tipo ou origem, são essenciais para quem quer ter uma boa saúde e qualidade de vida. Sendo uma bebida saudável, sem calorias, e rica em antioxidantes, o chá possui propriedades medicinais e pode ser consumido com diversos objetivos – como analgésicos, energizantes ou calmantes. O chá também ajuda a neutralizar refeições gordurosas, quando ingerido apos da sobremesa. Os chás oolong, podendo ser encontrados em lojas de produtos orientais, trazem diversos beneficios para a saude. Descubra quais:

 

Vantagens para diabéticos

Um estudo realizado em 2003 numa universidade de Taiwan comprovou que esse tipo de chá pode abaixar os níveis de glicose no sangue. Voluntários com diabetes de tipo 2 tomaram aproximadamente 1L do chá ou de água durante 30 dias: os pacientes que beberam água não apresentaram nenhuma mudança significativa na glicose sanguínea, enquanto os pacientes que tomaram a bebida apresentaram uma baixa significativa.

 

Mais vitalidade

O chá Ti Kuan Yin, assim como outros derivados da planta Camelia sinensis, possuem propriedades importantes para o corpo – como os antioxidantes – permitindo um envelhecimento mais lento. Os antioxidantes são moléculas que impedem a produção dos radicais livres, que causam envelhecimento, doenças do coração ou até mesmo câncer. Aposte numa dieta rica em antioxidantes, pois eles auxiliam na qualidade de vida por mais tempo, inclusive na velhice. Os benefícios podem ser percebidos com uma xícara de chá, diariamente.

 

Disposição sem depender do café

Os chás preto, vermelho, branco e variedades de oolong, são compostos do aminoácido L-tetamina, que são responsaveis pelo aumento da sensação de alerta e concentração, não tendo efeitos colaterais. O alto nível de polifenóis fornece energia, e mesmo o chá oolong possuindo menos cafeína do que o preto, branco e verde, o cansaço é diminuído significativamente. Os polifenóis também desaceleram o envelhecimento, atuando diretamente na membrana das células, o que as fortalece. O efeito é bem parecido ao do café.

 

Diminui a retenção de líquidos

A ingestão deste chá permite uma grande hidratação corporal, combatendo a retenção de líquidos – comum principalmente nas mulheres, sendo um inimigo comum da TPM. A ingestão de líquidos promove a drenagem natural do corpo e a diurese, além de auxiliar a liberação do excesso de sódio e  líquidos realizada pelos rins e vasos linfáticos.

 

Diminui o estresse

Uma pesquisa conduzida na universidade de Fujian apontou que os níveis de estresse daqueles que bebem mais chás do tipo oolong é mais baixo. Isso acontece graças ao processo de semi-fermentação das folhas do chá, aumentando os índices de polifenóis e diminuindo a sensação de cansaço causadas pela rotina. O resultado é: mais qualidade de vida com menos desgaste.

 

Proteção dos dentes

Pesquisadores do Departamento de Odontologia da Universidade de Osaka, no Japão, descobriram que o Ti Kuan Yin contém fluoreto (componente mais importante dos enxaguantes bucais): o fluoreto combate a queda dos dentes e diminui muito o surgimento das placas bacterianas, responsaveis pelas cáries. A pesquisa mostra que pessoas que consumem o chá apresentam dentes mais fortes.

 

Beneficios para idosos

Os chás oolong aumentam a massa óssea, diminuindo os índices de osteoporose entre os consumidores da bebida. Jane Higden, pesquisadora do Instituto Linus Pauling, afirma que a densidade mineral dos ossos, em homens e mulheres, é maior nas pessoas que bebem mais chá. A bebida também pode reduzir a pressão arterial.

 

Você encontra estes chás em qualquer loja de produtos orientais. O preparo é facil: adicione água fervente às folhas e deixe em infusão por cinco minutos. O chá pode ser bebido quente ou frio, durante o seu dia ou após as refeições.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]