Clínica Geral > Saúde Mental

Tudo o que você precisa saber sobre o vício em compras

Por Redação Doutíssima 15/12/2013

Algumas mulheres admitem que não conseguem resistir! Não conseguem parar de comprar tudo que elas vêem nas lojas!

Sempre que as vendas estão acesas, muitas mulheres, jovens e pessoas de idade na maioria, compram coisas desnecessárias, que não precisam! Tais como vestidos, jóias, bolsas e sapatos na maioria dos casos. Talvez o motivo seja os preços bons ou porque um dia irá ser útil, mesmo se eles nunca vão utilizar depois.

Compras

A tentação muitas vezes é irresistível: começar a olhar as vitrines sem nenhuma intenção, elas se entregam , são incapazes de se contentar somente com o olhar.Elas precisam comprar, e esssa tentação louca pode ser um sinal do vício.

Vício em compras: o prazer de ter sempre mais!

Em nossa sociedade de abundância, gastar dinheiro se torna um grande prazer, mesmo quando estamos sem um real! O objeto em si não tem nenhuma importância, seja um artigo de moda, um gadget ou mesmo um carro, não importa, a intensidade do deseja de comprar é a mesma no final. O ato de comprar traz uma sensação de prazer, como se o objeto cobiçado não pertence a mais ninguém , a não ser você!

O comprador, seja homem ou mulher, pode ser comparado a um sedutor cruel que ataca alguém, mas perde o interesse neles rapidamente, quando conseguem adquirir aquilo que eles queriam.

Compras compulsivas e o astral

Algumas mulheres encontram um consolo dos corações partidos ou do baixo astral, fazendo umas comprinhas….ação mais conhecida como “terapia de varejo”. Esse  desejo de possuir o objeto no qual elas estão de olho age como um analgésico na pessoa.

No entanto, uma vez que o objeto é dela, o prazer desaparece e a dor retorna, o que leva a pessoa compulsiva por compras ir atrás de uma nova aquisição, imaginam o que ela poderia fazer com ele, com o propósito de ter sempre algo em mente para a próxima compra.

Podemos relacionar o gasto compulsivo à bulimia, é uma fome nunca satisfeita.

De-compras.

O vontade de comprar

Algumas pessoas, quando crianças não podiam ter tudo o que elas desejavam. Mulheres financeiramente dependentes com parceiros avarentos que traçam limites rigorosos sobre seus gastos podem acabar tendo a mesma frustração. Nesses casos, as despesas podem ser consideradas como uma espécie de vingança sobre o passado e o que pode acabar sendo interpretada como uma falta de amor dos pais ou do cônjuge.

O dinheiro é uma forma de responder a este tipo de anseio emocional, tornando possível adquirir o objeto em que você está apaixonada. A idéia de tratar-se de algo caro diz muito sobre o motivo da compra compulsiva, o desejo de saciar-se, pela sensação de que ninguém mais vai poder adquirir o mesmo objeto que você.

Controlar as suas compras

Ir às compras com os amigos e manter uma vigilância sobre as compras de um ao outro. Listar todos os defeitos da possível futura aquisição para parar de cobiça-la. Fazer uma regra de gastar a metade do orçamento sempre que for às compras ou mesmo limitar cada vez mais esse orçamento.

São várias maneiras de transformar esse vício de compras e sair dos apuros financeiros que causam conflitos nos seus relacionamentos, você pode também considerar uma ajuda profissional.