Filhos

O que afeta o temperamento do seu bebê?

Por Redação Doutíssima 16/12/2013

Alguns bebês dormem facilmente, brincam tranquilamente e nunca parecem pertubados por nada. Outros, pelo contrário, acordam 20 vezes por noite, choram por horas e deixa os pais em estado de alerta constante. O que torna o temperamento de um bebê calmo ou de alta energia?

Quarenta e cinco anos atrás, um estudo muito importante a longo prazo começou nos Estados Unidos. A pesquisa analisou o comportamento de um grande número de bebês de acordo com as observações de seus pais. Todo o estudo foi orientado por especialistas e com base em entrevistas longas.

bebê

Este estudo – chamado NYLS ( New York Longitudinal Study) – ainda considerado a investigação mais importante realizada sobre o temperamento dos bebês até hoje – estabelece as seguintes categorias para os comportamentos do bebê:

  1. Atividade: Os bebês que estavam em constante movimento contra aqueles que permaneceram quietos e calmos a maioria do tempo.
  2. Regularidade: Bebês adeptos à rotina, que tendiam a comer, dormir e encher as fraldas no mesmo horário todos os dias contra os bebês imprevisíveis.
  3. Reação inicial: Alguns bebês rejeitavam abertamente novas experiências como o primeiro banho, alimentos desconhecidos, etc enquanto outros desfrutavam das novas situações.
  4. Adaptabilidade: A capacidade de um bebê em adaptar-se a uma nova rotina ou qualquer tipo de mudança.
  5. Intensidade: A medida do grau de intensidade ou de reação, tanto quanto chorando quanto sorrindo.
  6. Sensibilidade: O nível em que um bebê responde a estímulos: por exemplo, as crianças muito sensíveis podem ser acordadas pelo menos ruído ou incomodadas por um ponto minúsculo de luz.
  7. Humor: Alguns bebês estão sempre alegres e felizes, e outros sempre rabugentos.
  8. Distração: Como é fácil distrair um bebê de necessidades ou exigências. Por exemplo, um bebê com fome pode simplesmente parar de chorar quando recebe um brinquedo, enquanto outro pode não parar de chorar até receber comida.
  9. Capacidade de concentração: A facilidade e rapidez com que um bebê perde o interesse em algo, por exemplo, um brinquedo específico.

Os autores deste estudo concluíram que o comportamento individual aparece bem estabelecido já com 2 ou 3 meses de idade. Naturalmente, a maioria dos bebês não têm temperamento extremo. Eles estão geralmente entre um humor e outro e seu temperamento pode variar, dependendo da situação. No entanto, como qualquer pai ou mãe, você pode verificar se esses traços de caráter levam à certos tipos de humor.

Bebe chorando

Porque o meu bebê se comporta desta maneira?

Vários fatores influenciam o comportamento de um bebê. Esses fatores podem ser classificados em 3 tipos: fatores genéticos, fatores ambientais e fatores variáveis, tais como doença ou distúbios comportamentais.

Genética: Estudos mostram que 50% da nossa personalidade é baseada na nossa genética e 50% baseada no ambiente. No entanto, quando se trata de crianças muito pequenas, podemos dizer que a genética desempenha um papel mais importante, pois o bebê ainda não viveu suficiente para a personalidade ser “moldada”por seus arredores.

Ambiente: Embora a influência dos genes dominar nessa idade, você não deve subestimar o efeito que o ambiente pode ter. Os bebês são muito sensíveis às emoções de seus pais e reagir a eles de maneiras diferentes.

Os arredores também podem desempenhar um papel determinante no comportamento. Um bebê que é bem cuidado, cujas necessidades básicas sejam atendidas e que recebe todo o estímulo necessário para o desenvolvimento ( sem exageros), muitas vezes se comportam de uma forma calma, apesar de ter explosões ocasionalmente.

Outros fatores: Alguns distúrbios e doenças podem deixar a criança agitada e irritada, ou muito calma ( às vezes excessivamente). Por exemplo, em alguns casos, os bebês que são habitualmente muito calmos podem, eventualmente, sofrer de deficiências auditivas. Os bebês que sofrem muito de dor de cólica podem mostrar-se particularmente irrritados.

Lembre-se que, apesar da influência desses três fatores gerais, o temperamento do seu bebê durante os primeiros meses de vida não será necessariamente o mesmo durante a vida inteira.