Guia dos Dentes

Perguntas e respostas: Clareamento dental

Por Redação Doutíssima 16/12/2013

clar-2

No perguntas e respostas de hoje vamos para um tema que está cada vez mais na boca de toda a população, principalmente os que tem um pouco mais de condição financeira ou que trabalham com a estética como jornalistas, artistas, modelos ou mesmo as pessoas comuns mas que querem o máximo de estética possível no sorriso. Mas o clareamento dental não existe só para nos dar prazer, ele pode acarretar uma série de problemas se não seguir detalhes variados. Vamos à pergunta do leitor para explicarmos mais alguns detalhes.

PERGUNTA DO LEITOR: olá doutor, fiz clareamento a laser tem uns 2 meses e tenho um casamento esse sábado, fui no dentista e fiz outro clareamento a laser. Gosto muito de vinho e o dente já tinha manchado um pouco. Estou sentindo dores muito fortes nos dentes e durante o clareamento dental foi dolorido também, Não sei mais o que faço. Isso vai melhorar até sábado? preciso estar bem para o casamento.

clar-1

RESPOSTA DO DOUTOR: Olá querido leitor. Vocês sempre me apresentam umas questões que fico na dúvida se me aborreço ou se compreendo. O primeiro fator a abordar é que o seu organismo precisa durar por toda a sua vida e não somente até sábado, você precisa tomar atitudes que não comprometam sua saúde. É possível ficar com os dentes muito bonitos e branco sem agredir as estruturas de proteção dos seus dentes.

cla-4

Não é que exista um período mínimo entre um clareamento a laser e outro mas é claro que 2 meses é muito pouco tempo para você já ter estragado o primeiro clareamento tomando seus vinhos. Isso vai virar um círculo vicioso e você vai passar toda a sua vida ou fazendo clareamento dental ou ficando com os dentes com uma coloração anti-estética.

Quando o clareamento começa a causar dores, o dentista precisa intervir. Existem vários procedimentos que podemos fazer para reestruturar o esmalte o mais rápido possível e resolver o problema da sensibilidade.

cla-3

Pelo caso que você me relatou, o mais importante é corrigir o seu comportamento para que tudo se resolva permanentemente. Enquanto você continuar a agredir seus dentes sem ter cuidado, suas dores só vão piorar até chegar a problemas realmente graves. Converse com seu dentista sobre as moldeiras de clareamento caseiro para completar o clareamento de forma menos invasiva e procure cortar o vinho, principalmente o tinto por um período de 3 meses. O mesmo para os corantes, bebidas gasosas e cítricas.

Espero que no perguntas e respostas de hoje, todos os leitores possam entender que não se deve brincar com o clareamento dental. Adoro realizar esse procedimento e admiro os resultados mas temos que ser críticos e sempre optar pela saúde.