Medicamentos

Xarope contra a tosse: é bom ou não vale a pena?

Por Redação Doutíssima 16/12/2013

Medicine syrupSempre que você fica tossindo, as vezes você nem conhece a razão, mas a voz na consciência faz você lembrar da sua mãe, que diria “vai tomar um xarope!”, não é verdade? Toda crise de tosse é logo associada ao consumo de um xarope, seja ele de fabricação industrial ou até mesmo caseira, para o consumo de adultos ou crianças: xarope! Mas será que esse famoso medicamento é mesmo eficaz contra a tosse? Será que vale mesmo a pena comprar um bom xarope? Veja o que o Doutíssima descobriu para você.

 

Os xaropes e a tosse

A verdade é que os xaropes não são a solução para a tosse. É verdade que eles ajudam, um xarope bem utilizado pode auxiliar bastante no fim da tosse, mas a causa da tosse deve ser levada em consideração antes de decidir ou não pelo uso de xaropes. Existe a tosse causada pelo tabaco, uma tosse muito fácil de ser compreendida visto que o pulmão reage causando a tosse na tentativa de expelir substâncias estranhas que entram no corpo. Existe também a tosse alérgica, que funciona com a mesma lógica, o corpo reage ao entrar em contato com substâncias alérgicas à pessoa. Os outros tipos de tosse são classificados todos juntos, e são essas tosses que mais atingem às pessoas.Geralmente similar à tosse que temos quando estamos resfriados, essas tosses são causadas pelo acumulo de muco nos pulmões. Nesses casos, o corpo tenta expelir esses mucos, e é apenas quando todo o muco sair do corpo que a tosse vai parar.

Sabendo de cada caso, agora sim você pode medir a possibilidade do uso de xaropes. Na verdade, os médicos consideram praticamente inútil o uso de xaropes quando o caso é de tosse alérgica ou tose causada pelo tabaco. Através do auxílio médico, a pessoa que sofre de alergia terá acesso à outros medicamentos que vão evitar essa tosse. No caso dos tabagistas, parar de fumar é a solução!

Para as tosses mais simples, o xarope pode dar um pequeno auxílio. Os xaropes de tipo mucolíticos, que tornam o muco mais fluido, têm eficiência muito pequena. Os broncodilatadores são mais eficientes para alguns casos de tosse, pois ajudam a abrir os brônquios para eliminar o muco acumulado. O importante para se livrar da tosse é a hidratação do muco. Quanto mais fácil for eliminá-lo, mais depressa a tosse vai desaparece. Água é sempre o melhor remédio, então hidrate-se.