Nutrição

Alerta: conheça os riscos das bebidas energéticas

Por Redação Doutíssima 17/12/2013

energeticoAs bebidas energéticas são originalmente produzidas para gerar uma melhora no desempenho corporal durante a prática de exercícios mentais e físicos. Os fabricante da marca Red Bull define a bebida como um produto responsável pelo aumento de concentração, velocidade de reação, atenção e humor, estimulando também o metabolismo. Alguns estudos científicos sobre as bebida energéticas estão de acordo com essas afirmações, mas a sua ingestão deve ser feita com cautela : elas possuem uma alta concentração de ingredientes que apresentam vários riscos à saúde. Saiba quais são:

 

Insônia

A cafeína, encontrada em produtos como café, o chá e chocolate, é uma substância estimulante e também está presente nas bebidas energéticas. Uma pesquisa feita pelo site Kids Health comprova que a cafeína pode agir sobre o sistema nervoso durante até seis horas. Pois isso, se você tomar uma bebida energética logo antes de se deitar, você terá provavelmente dificuldades para pegar no sono. Uma lata de 250 ml da bebida contém 80 mg de cafeína, enquanto uma de 355 ml de coca-cola contém 55 mg.

 

Aumento de peso

A pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada pelo Ministério da Saúde, afirmou que 17% dos brasileiros sofrem de obesidade. Este número pode aumentar consideravelmente nos próximos anos com a popularização das bebidas energéticas – esta hipótese é baseada na quantidade de adoçantes encontradas nelas. O Instituto de Direito de Harvard afirma que uma lata de 250 ml de bebida energética possui 27 g de açúcar: valor três vezes maior do que o valor diário ideal. Os açúcares são carboidratos que não proporcionam vitaminas nem minerais, e se consumidos em excesso podem prejudicar a absorção dos nutrientes necessários, gerando um aumento do peso corporal.

 

Problemas crônicos

O hábito de consumir bebidas energéticas favorece as chances de desenvolvimento de várias doenças crônicas. Devido à grande quantidade de açúcares nelas presentes (glucose e sacarose), facilitam o aparecimento de cáries e outros problemas nos dentes. Sua grande concentração de cafeína pode criar uma dependência da substância, resultando, em caso de abstinência, em dores de cabeça e falta de concentração. O risco de osteoporose também existe, pois a cafeína em excesso gera uma perda de cálcio e enfraquecimento ósseo no corpo.

 

Combinações com o energético

As bebidas energéticas são, na maioria das vezes, consumidas juntamente com bebidas alcoólicas. Por mais que a combinação não pareça ser uma grande ameaça à saúde, o Jornal Internacional de Medicina Geral afirmou, em 2012, que os efeitos a longo prazo dessas misturas ainda não são conhecidos e que mais estudos devem ser realizados para que elas sejam consideradas inofensivas.