Clínica Geral

Conheça as principais doenças causadas pelo fumo

Por Redação Doutíssima 17/12/2013

filtro--cigarro--fumo--cigarros_39231

Não é segredo para ninguém que o cigarro é um dos principais causadores de doenças no mundo, afinal você já deve ter visto varias campanhas de combate ao fumo, assim como alertas quanto aos malefícios do tabaco à saúde acompanhados de fotos das caixas de cigarro.

Muitas pessoas morrem todos os anos por doenças causadas por substâncias nocivas à saúde presentes no cigarro (no total são mais de 4000 substâncias químicas). Só para se ter uma ideia, dentre as substâncias presentes no cigarro estão:
O cianeto: substância venenosa venenosa que bloqueia a recepção do oxigênio pelo sangue;
O benzeno: usado para fazer produtos de plástico e borracha;
O formaldeído: usado para preservar cadáveres e partes do corpo.
Amônia: usada como agente de limpeza e fertilizante de plantações.
Fumar é um vicio que muitos não conseguem largar, o que representa um problema, afinal, quanto mais tempo de vício, maiores as chances do fumante desenvolver doenças.

As principais doenças causadas pelo fumo são:

Doenças respiratórias – Fumar pode provocar doenças respiratórias como a bronquite, que é uma inflamação dos brônquios, cujo o principal sintoma é a tosse com muco que pode durar meses. Assim como e enfisema que é uma irritação respiratória onde os alvéolos se enchem de ar, dificultando o contato do ar com o sangue.

Impotência sexual – O cigarro é uma das causas da impotência sexual masculina. Para que uma ereção ocorra, o sangue precisa circular livremente na região do pênis. A impotência sexual masculina ocorre, pois a nicotina contida no cigarro provoca o estreitamento das artérias do pênis.

Câncer – O câncer juntamente com as doenças cardiovasculares são os principais causas de morte por doença no Brasil. O cigarro é um dos responsáveis por diversos tipos de câncer. Os cânceres mais comuns em fumantes são os de pulmão, garganta, esôfago, bexiga, rins, nuca e pâncreas.

05.21 cigarro

Doenças cardiovasculares – As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias, algumas delas são:

– A gangrena, que caracteriza-se por uma complicação causada pela falta de suprimento sanguíneo que pode afetar algumas partes do corpo como os pés, as mãos e até o pênis, a gangrena causa o apodrecimento dos tecidos de uma parte do corpo e em alguns casos é necessária a amputação do membro.

– O AVC – ocorre quando através do entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea necessária.

– A trombose, caracterizada pela formação de um trombo no interior do coração ou de um vaso sanguíneo.

Ataque cardíaco – Ocorre pelo entupimento das artérias, que bloqueiam o acesso de sangue e oxigênio a uma zona do coração.