Especialidades

Lesão do manguito rotador. O que é isso?

Por Mayara Pinheiro 17/12/2013

shoulder_rotator_cuff_symptoms011

Sabe aquela dor no ombro que piora com o movimento de elevação do braço, abotoando o sutiã e penteando o cabelo? Pode ser uma lesão do manguito rotador!

O que é o manguito rotator?

O manguito rotador é formado pelos tendões de quatro músculos: o supra espinhal, o infra espinhal, o redondo menor e o subescapular. Eles conectam os músculos aos ossos do ombro e permitem os movimentos de elevação e de rotação do braço. Durante a elevação do braço é ele que mantém a cabeça do úmero conectada à fossa glenoidea da escápula.

manguito

Assim podemos fazer movimentos de elevação e depressão, rotação interna e rotação externa e todas as associações entre estes movimentos, podendo alcançar os objetos acima de nossa cabeça, pentear-se, abotoar o sutiã e carregar pesos (mesmo que leves) sem percebermos que estamos fazendo isso.

Porém algumas áreas do manguito rotador são pouco vascularizadas o que favorece a degeneração de seus tendões com o passar dos anos. Este problema degenerativo costuma ser acelerado por movimentos repetitivos dos braços, especialmente os feitos num nível acima da cabeça, como no caso dos pintores de parede, atletas de tênis e beisebol, por exemplo. Outros fatores que colaboram para acelerar este processo são os carregamentos de pesos constantes e os traumas.

MariaSharapova1

Sinais e sintomas

Geralmente o paciente com lesão do manguito rotador está na meia idade, apresentarão dores na região há algum tempo, fraqueza muscular nos braços e dor difusa, com dificuldade também de levantar ou rodar o braço acometido. Dificuldade em dormir sobre o membro afetado.

Tipos de lesões

lesão-tendão-ombro-mulher-menopausa-280x200

A ruptura do tendão pode ser parcial ou total e estar ou não associada a outras alterações articulares, como tendinite calcificante, bursite, artrose etc.

No caso de uma ruptura completa do tendão, o paciente fica incapacitado de realizar qualquer movimento do braço para longe do corpo por conta própria, sendo possível apenas se realizado por outra pessoa (médico ou fisioterapeuta).

Tratamento

O tratamento vai depender do tipo da lesão presente. Numa lesão completa de um ou mais tendões o procedimento é cirúrgico, mas a fisioterapia tem um papel importante no pós-operatório, ajudando o paciente a retomar suas atividades cotidianas, sem perda de força.

Ja nos casos de lesões parciais do tendão, o tratamento é baseado em fisioterapia e medicamentos.

Geralmente a fisioterapia neste tipo de lesão do manguito rotator é dividida em 3 etapas:

  1. Consiste em diminuir a dor do paciente, utilizando recursos como: crioterapia (gelo), eletrotermoterapia (TENS, ultra-som, laser…), mobilização articular (o terapeuta sempre deve executar o movimento respeitando a dor do paciente). PNF_1-296x300
  2. Depois de umas 5 sessões de fisioterapia na primeira etapa, esperamos que a dor do paciente já tenha diminuído num grau significante. Assim, iremos realizar movimentos ativos livres, alongamentos e fortalecimento leve.
  3. Depois de umas 10 sessões de fisioterapia na segunda fase, daremos inicio a ultima fase. Aqui a dor esta quase ou totalmente ausente, sendo assim, o paciente não precisará mais fazer o uso de analgésicos. Nesta fase o paciente dá início aos exercícios resistido, visando ganho de força.

i281227

 

Procure sempre executar os movimentos com atenção e com os dois braços, mesmo que sua lesão tenha sido unilateral, assim você conseguirá harmonizar melhor as forças nos dois braços e ombros.

Respeite seu limite de dor durante todos os momentos do tratamento.