Guia dos Dentes

O que é a famosa moldagem e para que serve

Por Redação Doutíssima 17/12/2013

mol-4

Um grande terror dos pacientes é a moldagem. A moldagem é extremamente necessária nos mais variados tratamentos e diagnósticos. Uma técnica que é um pouco desconfortável para alguns pacientes e que pode não incomodar nem um pouco o paciente menos sensível ou ser um dia de terror para os pacientes mais sensíveis. Vou falar um pouco sobre a técnica de moldagem e o que pode acontecer para que você fique tranquila na hora da moldagem, com tranquilidade.

A moldagem é constituída por materiais variados que podem facilitar ou dificultar. Outro fator é a consistência que o dentista faz a pasta, essa consistência pode variar bastante. O que você precisa entender é que a tranquilidade é a parte mais importante. Quando você fica nervosa, a salivação modifica, a respiração modifica e a sensação de enjoo começa a acontecer.

mol-5

A moldagem serve para muitas coisas na odontologia como:

– Planejamentos variados como para colocar aparelho que é chamado de documentação ortodôntica, planejamento para implantes dentários, dentre outros planejamentos.

– Utilizados também para confecção de próteses dos mais variados modelos. Ou de muitas estruturas que precisam ser confeccionadas em laboratório pelo próprio dentista ou por um laboratório de prótese.

– Dentre outros.

mol-1

A moldagem é rápida e sem dor, pode ser feita no consultório pelo próprio dentista ou você pode ser encaminhada para uma clínica especializada em exames.

No dia da moldagem evite comer comidas muito fortes. É como se você fosse em uma grande montanha russa; não pode comer um big mac antes né. Você pode pedir um pouco de água ou levar uma garrafinha para poder molhar um pouco a boca antes de fazer a moldagem. O principal é esquecer a respiração pela boca e respirar somente pelo nariz. Não tente movimentar a língua nem lábios ou bochechas. Quanto mais imóvel ficar melhor e respirando somente com o nariz. Se o nariz estiver congestionado, leve um líquido que possa desentupir o nariz.

mol-2

Siga as orientações do profissional sem medo e tente ficar o mais relaxado possível. Você não vai se sufocar nem o material de moldagem vai entrar pela sua garganta ou nariz.

Na dúvida avise para o profissional que você enjoa facilmente ou que tem refluxo ou mesmo que está com o nariz entupido. Na correria do dia-a-dia, o profissional pode passar despercebido e isso vai prejudicar o procedimento. Cabe a você ajudar o profissional a entender suas dificuldades e seus medos para que ele procure meios de lhe ajudar.