Motivação

Como seguir em frente após o término de um relacionamento

Por Redação Doutíssima 17/12/2013

casal-briga-mesa-cafe

Encontre amigos com os quais você possa conversar sobre o fim do seu relacionamento. Um ouvinte compassivo e que lhe dê apoio ajudará a superar a sua dor.

Alguns rompimentos parecem evidentes, enquanto outros surgem como uma total surpresa. Seja qual for o caso, rompimentos nunca são fáceis. Sua rotina muda, sua vida social muda e você não tem mais aquela pessoa que sempre estava lá para lhe amar e dar apoio. Embora seja difícil perceber em meio à angústia e decepção, sua vida pode voltar ao normal e se tornar agradável novamente. O aspecto fundamental é colocar a sua energia em novos relacionamentos e novas experiências.

 

Como agir após o fim de um relacionamento:

  • Aceite que o relacionamento acabou. Sim, você e seu companheiro podem voltar a ficar juntos, mas se você passar o seu tempo fantasiando sobre essa ideia, corre o risco de ficar ainda mais estressada e decepcionada. Você precisa aceitar que um relacionamento acabou antes de poder realmente seguir em frente.
  • Expresse a sua dor, mas faça isso de forma produtiva. Não publique coisas negativas em sites de redes sociais ou tente se vingar do seu ex. Em vez disso, escreva um poema, inicie um diário ou compartilhe seus sentimentos com um amigo próximo.
  • Evite comer ou beber em excesso. Isto pode oferecer um alívio temporário, mas pode machucá-la ainda mais no final.
  • Presentei-se com um dia totalmente dedicado a você. Se você tiver condições financeiras, faça um novo corte de cabelo elegante, coma naquele restaurante que você não experimentou ainda, atualize o seu guarda-roupa ou passe um dia em um parque de diversões. Presentei-se com um dia totalmente voltado ao que você gosta.
  • Volte a procurar amigos e familiares que você não tem visto ou falado há algum tempo. Um relacionamento pode ocupar muito do seu tempo, oferecendo-lhe menos tempo para passar com os amigos e familiares. Agora é a sua chance de se reconectar com essas pessoas que também podem atuar como um sistema de apoio caso você ainda estiver sofrendo e precisar falar com alguém.
  • Ingresse em uma organização ou grupo. Jogue bridge, seja voluntária em um programa de reforço escolar ou ajude a distribuir materiais para um político local. Fazer isso ajuda a conhecer pessoas e focar sua energia em atividades positivas, em vez de ficar em casa e se sentindo triste.
  • Adquira uma nova habilidade. Finalmente, aprenda a tocar violão ou a fazer uma omelete. Escreva uma peça de teatro ou tire a poeira daquele dicionário Espanhol-Inglês que você não consulta desde os tempos da faculdade. Aprender novas habilidades faz você se sentir produtiva e abrir-se para coisas que não conhecia antes.
  • Procure novos relacionamentos saudáveis uma vez que estiver pronta.  Evite um relacionamento “rebote”, ou algo só para lhe dar algumas emoções antes de encontrar algo novo. Em vez disso, procure conhecer pessoas novas e ver o que acontece. Isso pode levar algum tempo. Você ainda pode estar chateada com o seu relacionamento anterior que terminou, mas uma vez que se abre para novas possibilidades, superar o relacionamento encerrado torna-se muito mais fácil.