Nutrição

3 Pavês especiais para a ceia de Natal

Por Redação Doutíssima 18/12/2013

O Natal está chegando e a ceia de Natal é sempre planificada com muito carinho. Nessa data tão importante, todos estarão ao redor de uma mesa cheia de comidas deliciosas. Você já decidiu o menu da sua ceia? E se ao invés de investir nas mesmas receitas de todo ano, você inovasse um pouco? Que tal servir uma sobremesa diferente?! Anote essas três receitas de pavês saborosos e refinados e faça a sua ceia de Natal ficar ainda mais inesquecível!

 

receita-pave-panetonePavê de Panetone

Ingredientes:

1 panetone (500g)
200g de frutas cristalizadas
100g de uvas passas
100g de nozes

Para o creme:

1 caixinha de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1/2 litro de leite
4 gemas
1colher de café de essência de panetone

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, as gemas, o creme de leite e a essência de panetone. Leve ao fogo baixo e mexa sempre até adquirir uma consistência cremosa. Em um refratário, faça camadas de fatias finas de panetone, castanhas, frutas e creme até completá-lo. Faça a última camada com creme e decore com frutas secas e nozes ou com as frutas que preferir. Deixe-o na geladeira por 6 horas antes de servir.

 

Pavê de Nozes

2355321099_04d1f157d6_oIngredientes:

4 gemas peneiradas
4 claras em neve
200g de cream cheese
2/3 de xícara (chá) de açúcar
150g de nozes moídas
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 pacote de biscoito Maria ou maisena (200g)
1 xícara (chá) de leite

Modo de preparo:
Na batedeira, bata o cream cheese, o açúcar e as gemas até obter um creme macio e esbranquiçado. Junte as claras em neve, as nozes e o chocolate em pó e misture delicadamente com um garfo. Em uma travessa, monte o pavê alternando camadas de biscoito (levemente umedecido no leite) e creme, finalizando com creme. Salpique as nozes restantes sobre o creme para decorar. Leve à geladeira por, no mínimo, 6 horas antes de servir.

 

main

Pavê de Framboesa

Ingredientes:

600ml de água
325g de açúcar
3 cabos de capim-limão
300g de framboesa
1 pacote de biscoito champagne
3 colheres de vodca
350ml de creme de leite
8 gemas
75g de açúcar
Chantily

Modo de preparo:
Leve ao fogo até borbulhar a água com o açúcar e o capim limão. Depois, passe tudo em uma peneira e reserve a calda. Ponha as framboesas em uma panela e acrescente 200ml da calda. Deixe ferver até virar uma calda mais grossa, retire do fogo e deixe esfriar. Molhe os biscoitos na calda de framboesa e ponha-os lado a lado em uma travessa de vidro alta. Quando chegar à metade, acrescente 3 colheres de vodca. Acrescente uma concha da calda de açúcar com capim limão.

Em uma panela, ponha os talos de capim-limão que foram fervidos na 1ª etapa e acrescente o creme de leite. Deixe ferver e reserve por uns 20 minutos. Em um recipiente, bata as gemas com o açúcar e vá adicionando o creme de leite. Leve ao fogo para encorpar. Quando esfriar, ponha o creme por cima do pavê. Deixe na geladeira até o creme ficar firme.

Leve a calda de açúcar com capim-limão novamente ao fogo, até que o líquido reduza e vire um caramelo. Desligue o fogo. Por cima do pavê, espalhe o chantily e finalize com o caramelo.