Guia dos Dentes

ACFF: aliança para um futuro livre de cárie

Por Redação Doutíssima 18/12/2013

liga-1

Boas idéias e boas intenções precisam ser incentivadas e levadas à toda a população. Tento estar o mais envolvido possível em projetos sociais mesmo as pesquisas e a clínica tomarem muito do meu tempo. Um projeto que já consegue ajudar uma quantidade significativa da população e que fala de algo que acredito ser um fator extremamente importante para a promoção da saúde bucal é a Cárie. Todos os dentistas ou mesmo vocês meus caros leitores que não sejam dentistas, podem fazer parte da Liga dos super-hérois em busca do fim da cárie dental. A ACFF tem um site próprio onde você poderá obter mais informações para poder ajudar, vou colocar algumas informações, fornecidas pelo próprio site, aqui para facilitar para nossos leitores:

“As ferramentas de prevenção e gestão da cárie são recursos online fornecidos a você para suporte ou desenvolvimento de um programa de prevenção de saúde oral. Nosso objetivo é oferecer a você materiais que facilitarão o sucesso de seu programa e ajudarão seu público-alvo a alcançar uma saúde oral ideal.”

liga-4

Dentro dessas ferramentas, a aliança lhe propõe conteúdos como:

– Fluoreto sistêmico.

– Creme dental fluoretado.

– Creme dental com alto teor de fluoreto.

– Verniz fluoretado.

– Selantes de fóssulas e fissuras.

– Avaliação de risco.

– TRA ou tratamento restaurador atraumático.

– Dentre outros recursos gerais.

liga-3

No site você encontra uma grande coletânea de artigos informativos sobre o assunto e fáceis de aplicar nos mais diversos formatos, de acordo com o local e a comunidade que você se enquadra. São vídeos informativos e sugestões de tecnologias que ajudam bastante na tentativa de erradicação da cárie que já se tornou um problema mundial.

liga-5

Um assunto pouco comentado mas que é muito importante é o tratamento restaurador atraumático. Fizemos um trabalho no meu tempo de universitário em associação com estudantes de odontologia europeus e outras universidades Brasileiras. Tratamos uma quantidade significativa de pacientes com a utilização de técnicas de tratamento restaurador atraumático que visa atender sem necessidade dos equipamentos odontológicos difíceis de se levar para locais mais distantes. A técnica utiliza instrumentas manuais como as colheres de dentina que retiram manualmente a cárie, logo após o dentista limpa bem a cavidade e aplica um material restaurador que trabalhe a liberação de flúor como o ionômero de vidro ,para que tenha um efeito maior de inativação da carie. Atendemos várias crianças carentes em bairros humildes de Belém do Pará e tudo isso graças a pessoas como o Dr. Antonio J. Nogueira que foi um dos grandes idealizadores do projeto e é um profissional muito atuante e inspirador para todos nós dentistas.

Quem puder se afiliar à ACFF vai poder ajudar várias pessoas na busca da erradicação da cárie. Estamos muito longe disso mas não podemos deixar de tentar.