Clínica Geral > Motivação

Por que o stress relacionado ao trabalho é ruim para você

Por Redação Doutíssima 18/12/2013

Horários implacáveis, longas horas, stress e fadiga….as nossas condições de trabalho estão muitas vezes longe de serem saudáveis.  Em um momento de instabilidade econômica e insegurança no emprego, é mais importante ainda passar por cima desse stress relacionado ao trabalho.

Stress no trabalho

As condições de trabalho e a sua saúde

Um estudo recente na Austrália identificou uma ligação entre a insegurança no trabalho e a depressão. O estudo analisou 1.118 homens e mulheres com idade entre 40 e 44 anos ( 55% do sexo masculino e 45% feminino). A maioria eram profissionais, trabalhadores qualificados, professores, médicos ou enfermeiros. Esses grupos sociais, classificados como ricos, foram entrevistados sobre suas condições de trabalho e segurança no emprego. Os voluntários também foram submetidos a testes psicológicos para avaliar a ansiedade, depressão e sua própria percepção de sua saúde física e mental. Apesar das más condições de trabalhos serem bastante comum ( 23% dos voluntários disseram que se sentiam estressados no trabalho), apenas 7,3% consideraram sua segurança no emprego ameaçada de forma significativa, e 23% disseram que seus empregos estavam em risco.

Os resultados das entrevistas mostraram que o stress e a insegurança no trabalho foram fatores marcantes para ambos os problemas de saúde mental e física. Essa ligação foi encontrada independente do sexo, grau de instrução, estado civil, situação profissional, as circunstâncias pessoais e traços de personalidade. O stress por si só dobrou o risco de depressão e triplicou o risco de ansiedade.

Mais surpreendente ainda foi que, independente do stress, insegurança no emprego significava indivíduos três vezes mais propensos a sofrer de ansiedade e depressão, bem como ter uma percepção negativa da sua saúde em geral. Eles também se mostraram duas vezes mais provável a serem realmente diagnosticados com problemas de saúde.

Vencendo a insegurança no emprego: mais importante do que o stress?

A Organização Internacional do Trabalho analisou o impacto do trabalho sobre a saúde mental. Os pesquisadores estudaram trabalhadores em cinco países diferentes ( Alemanha, Estados Unidos, Finlândia, Reino Unido e Polônia) e descobriu que a aposentadoria antecipada tomada por motivos de problemas de saúde mental era cada vez mais comum. Alguns dados que eram específicos para determinados países também vieram à luz: 10% dos americanos têm depressão, cerca de metade dos trabalhadores finlandeses sofrem de sintomas de stress e 7% dos trabalhadores na Alemanha aposentam por causa de depressão. No Reino Unido, 30% dos trabalhadores sofrem de algum tipo de problema de saúde mental a cada ano.

Os empregadores devem se preocupar com o custo, tanto humanos como financeiros, de negócios. O stress é responsável por baixa produtividade e impactos no lucro. A rotatividade de funcionários é maior, e os custos de recrutamento e treinamento também tem que ser considerados. Há um argumento econômico para cuidar melhor dos funcionários, e isso não é fácil de ser ignorado pelas empresas.

Ausência do trabalho devido a transtornos mentais custa às empresas americanas entre 30 e 44 milhões de dólares por ano. De acordo com o relatório da Organização Internacional do Trabalho, este problema está sendo levado cada vez mais a sério pelos Estados Unidos. Os transtornos depressivos foram identificados como representantes da maior parte das despesas de saúde. Muitos empregadores têm consciência da ligação entre saúde e a produtividade dos seus trabalhadores, e isso levou-os a desenvolver programas de gestão que visam ajudar os funcionários a resolver os problemas no trabalho e os problemas trazidos de casa.

Você também já sofreu com o stress do trabalho? Conte nos um pouco da sua experiência!