Guia dos Dentes

Problemas bucais causados pelo “Lip plates”

Por Redação Doutíssima 18/12/2013

lip-4

Vi uma reportagem no jornal o cotidiano que me deixou sem saber se aquilo era verdade ou mentira. Fui procurar mais a fundo e percebi que era verdade, uma nova forma de expressão corporal ou de mutilação que se chama lip plates e consiste em abrir um buraco no lábio inferior e ir alargando esse buraco como os antigos alargadores que já são mais comumente utilizados nas orelhas. O mais estranho é o fato de através desses alargadores, que podem ser transparentes, você poder ver os dentes da pessoa. Vamos ao artigo e depois vou comentar um pouco do ponto de vista odontológico:

“Tatuagens, piercings, alargadores, implantes subcutâneos e afins são formas de expressão e, como o ser humano gosta de se expressar, essas formas estão cada vez mais comuns. Se hoje temos técnicas 3D de tatuagem, nem sempre foi assim.

lip-3

Você pode chamar de tendência, modismo, expressão, arte ou o que quiser, o que interessa é saber que tudo evolui, muda, fica diferente com o passar do tempo e que algumas diferenças, como sempre, acabam causando espanto.

Você já sabia, por exemplo, que existe uma nova técnica de modificação corporal que consiste simplesmente em abrir um buraco no queixo de uma pessoa? Pois é, existe. Estamos falando do lip plates, que surgiu com a ideia é deixar o sorriso mais à mostra.

lip-1

Logo abaixo do lábio inferior é colocado um disco transparente, algo que se parece com um alargador de quase 20 mm, mais ou menos, mas sem ser aberto. Assim, a boca da pessoa fica visível a todo o momento.”

Acredito na liberdade de expressão e respeito a necessidade que cada um tem de marcar sua presença social ou de se enquadrar em um determinado grupo mas acredito que quando isso invade de forma prejudicial o organismo, comprometendo a saúde, já começa a ter características de patologia.

lip-2

Os lip plates provocam diversas possibilidades de problemas bucais. Abre portas para infecções que podem causar desde uma gengivite até a morte. O aparelho fica batendo nos dentes, na gengiva e acumula restos de alimentos, isso vai tornar a higiene mais complicada e o trauma local associado com o acúmulo de substâncias agressoras vai propiciar uma série de problemas bucais como as aftas.

Peguem leve, pensem bem antes de agredir o organismo. Sei que isso é um assunto polêmico e respeito as várias maneiras de pensar mas a saúde precisa vir em primeiro lugar e uma modificação tão extrema se torna agressiva demais.