Nutrição

As verdades sobre o metabolismo

Por Redação Doutíssima 18/12/2013

Metabolismo é o combustível de queima de gordura em suas células e é ele que determina se você vai ser musculoso ou molinho como um marshmallow. Boa notícia: você vai queimar calorias somente pelo fato de aprender sobre ele.

As pessoas sempre estão comentando sobre o metabolismo. Você até chega a pensar que elas realmente entendem do assunto. Mas na maioria das vezes, esse não é o caso.

Aqui estão quatro informações que você deve saber sobre o metabolismo:

Metabolismo

1. Pessoas magras tem o metabolismo alto

Veredicto: Às vezes “Existem pessoas magras com o metabolismo ligeiramente baixo, que apenas não comem muito”, diz Michael Jensen, um endocrinologista da Clínica Mayo, baseada em Minnesota nos Estados Unidos. “E há pessoas mais pesadas com um metabolismo muito alto mas que comem uma quantidade enorme”.

2. Massa magra queima mais calorias do que  gordura, mesmo enquanto você está dormindo

Veredicto: Verdade “Seu cérebro, coração, fígado, rins usam uma quantidade grande de energia, mesmo quando você está sem se movimentar,” afirma o Doutor Jensen. Músculo e o trato gastrointestinal não são muito usados durante o repouso, a gordura queimada é praticamente nada nesta situação. Estimativa: Você queima cerca de uma caloria por minuto em repouso. Um quarto do que é queimado pelo músculo, e 1/50  de gordura.

3. Algumas pessoas podem emagrecer somente por queimar calorias

Veredicto: Falso “Em 30 anos no ramo, eu nunca vi ninguém com um nível de metabolismo muito baixo,” diz o especialista Dr. Jensen. “As pessoas que pensam que eles precisam de uma dieta de 800 calorias por dia, muitas vezes têm uma taxa metabólica lenta de 1.500 calorias.” Então, por que eles não conseguem emagrecer? Na maioria dos casos, as pessoas comem mais calorias do que eles imaginam, do que eles deveriam. Dica: Registrar tudo detalhadamente, com precisão do que você comer por duas semanas. Tendências poucos saudáveis poderão surgir e proporcionar uma análise.

4. Cortar 500 calorias por dia significa que você vai perder um quilo por semana

Veredicto: Não é bem assim Um quilo de gordura é igual a 3,500 calorias, e você pode até perder 1 quilo na sua primeira semana de dieta mas vamos com calma. “Quando você come menos, você também perde massa magra, o que faz  o seu nível de metabolismo ir para baixo,” afirma o Dr. Michael Jensen. Surpresa: Você pode ganhar mais de um quilo quando consume 3,500 calorias em um dia, pois as calorias armazenadas como açúcar fazem com que você retenha líquidos.