[the_ad_group id="16401"]
Vitaminas

15 vitaminas e minerais vitais para a sua saúde

Por Redação Doutíssima 19/12/2013

Todos sabemos que as vitaminas e minerais são fundamentais para a saúde e o bem estar dos seres humanos, protegendo o corpo contra doenças e colaborando com o seu bom funcionamento. Se mantemos uma dieta variada e rica em nutrientes e não possuímos nenhuma deficiência de vitaminas, provavelmente ingerimos vitaminas e minerais suficientemente, e de forma natural. Porém, se mantemos uma dieta com baixa variedade alimentar e carência de alimentos importantes, provavelmente precisaremos tomar suplementos vitamínicos.

 

vitaminas

 

Roxanne Sukol, diretora médica da Cleverland Clinic Wellness Enterprise, explica quais as vitaminas e minerais mais essenciais para sua saúde:

 

VITAMINAS

1) Vitamina A

Esta vitamina tem um papel fundamental na visão, crescimento, desenvolvimento ósseo, desenvolvimento e manutenção do tecido da pele, no sistema imunológico e na reprodução. Aproximadamente 90% desta vitamina presente no corpo humano é armazenada no fígado – o resto é armazenado nos pulmões, rins em depósitos de gordura.

 

2) Vitaminas do complexo B:

Vitamina B1

Essencial no processo de transformação de energia e de condução de membranas e nervos. Esta vitamina é utilizada no metabolismo de gorduras, proteínas, ácidos nucleicos e carboidratos. Sua absorção pode ser inibida pelo consumo de álcool.

 

Vitamina B2

Importante na formação e manutenção da pele e na formação de anticorpos. Estimula a assimilação dos sais ferrosos e ao metabolismo das proteínas.

 

Vitamina B3

Esta vitamina remove substâncias químicas tóxicas do organismo e auxiliando a produção de hormônios esteroides, como os hormônios sexuais e os relacionados ao estresse. Ela também diminui o colesterol total e aumenta o HDL.

 

Vitamina B5

Ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress, atua na produção dos hormônios supra-renais, na formação de anticorpos, é necessária para produzir esteroides vitais, como a cortisona.

 

Vitamina B6

Auxilia no funcionamento do sistema nervoso e na saúde da pele, promove o antienvelhecimento, funciona como um diurético natural, ajuda a diminuir a secura na boca e problemas para urinar causados por antidepressivos, diminui espasmos musculares noturnos, cãibras nas pernas, dormência nas mãos e alguns tipos de neurite nas extremidades.

 

Vitamina B12

Esta vitamina é fundamental para o funcionamento normal do metabolismo de todas as células, principalmente para as celular do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. Sua concentração mais elevada se encontra no fígado. Ela é liberada no rim de acordo com a necessidade da medula óssea e outros tecidos.

 

3) Vitamina C

A vitamina C contribui na síntese do colágeno, no desenvolvimento do tecido conjuntivo, na cicatrização e recuperação de queimaduras e ferimentos, na resistência a infecções, na absorção do ferro e na imunização a reações alérgicas. Ela é conhecida por sua proteção contra o resfriado, embora acredite-se que seus benefícios auxiliem mais na redução da severidade dos sintomas da gripe do que na prevenção do resfriado.

 

4) Vitamina D

A vitamina D possui a propriedade de prevenir e curar o raquitismo, é importante no processo de absorção de cálcio e fósforo do intestino, mineralização, crescimento e reparo dos ossos.

 

5) Vitamina E

Um dos mais importantes anti-oxidantes, essencial para todos os tecidos e para o sangue. Contribui na imunologia, contra os processos de envelhecimento, de doenças cardíacas, hormônios da fertilidade, problemas da menopausa, degeneração dos sistema nervoso e senilidade precoce. Previne a distrofia muscular, problemas congênitos, necrose do fígado, rejuvenesce os vasos sanguíneos e todo o organismo, alivia varizes e reduz a tensão arterial. Também minimiza os problemas de pele a calvície, cãibras musculares, diminui os riscos de aborto espontâneo e estimula o vigor sexual e atlético.

 

6) Vitamina K

Vitamina essencial no mecanismo da coagulação sanguínea – que impede o nosso corpo a sangrar até a morte quando cortado ou ferido. Impede também as hemorragias internas.

 

7) Vitamina H

Auxilia no tratamento preventivo da calvície, abranda dores musculares, eczemas e dermatites, garante a saúde da pele e sistema circulatório, quebra gorduras e proteínas, colabora com crescimento de cabelos e auxilia no trabalho das vitaminas B.

 

MINERAIS

8) Cálcio

Sendo o quinto elemento mais encontrado no organismo, tem como função a construção dos ossos e dentes. O cálcio também é importante no processo de funcionamento do cérebro e regulação dos batimentos cardíacos.

 

9) Cobre

Fundamental em diversas funções orgânicas, como o transporte do ferro para a síntese da hemoglobina, a síntese do hormônio da adrenalina e a produção dos tecidos conjuntivos.

 

10) Ferro

O corpo de um adulto possui de 3 a 5 g de ferro. O ferro tem como função o transporte respiratório do oxigênio e dióxido de carbono, está envolvido na função do sistema imunológico e no desempenho cognitivo. No organismo, possui duas origem: ferro exógeno (ingerido via alimentar) e ferro endógeno, (proveniente da destruição das hemácias, que libera cerca de 27 mg do metal, sendo reutilizado em seguida).

 

11) Fósforo

Faz parte dos elementos mais fundamentais e perde em abundância apenas para o cálcio no organismo humano. Possui diversas funções no corpo humano. Entre elas, a integração da estrutura dos ossos e dentes, proporcionando-os maior solidez, a ativação do metabolismo dos glicídios e a contração muscular.

 

12) Magnésio

O magnésio contribui para a formação de ossos e dentes, o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, a síntese dos ácidos graxos e proteínas, entre outras funções.

 

13) Potássio

Constitui cerca de 5% do conteúdo total de minerais no corpo humano e está envolvido no balanço e distribuição de água, no equilíbrio osmótico, no equilíbrio ácido-base e na regulação da atividade neuromuscular, e no crescimento celular.

 

14) Sódio

Fundamental à motilidade e à excitabilidade muscular e à distribuição orgânica de água e volume sanguíneo. Acessa o organismo humano através dos alimentos, acrescentado à dieta com o sal de cozinha.

 

15) Zinco

O zinco é essencial para os microrganismos e para a compreensão da deficiência humana. Este elemento auxilia nas reações de síntese ou degradação de carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucleicos. Também colabora com os processos de transporte, função imune e expressão da informação genética.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]