Sexualidade

Confira 7 dicas para aumentar a libido da sua namorada

Por Redação Doutíssima 19/12/2013

Muitas mulheres podem experimentar uma temporada de baixo desejo sexual. Há tempos esse problema era relacionado à idade, mas atualmente já não é mais assim. Se você observou uma queda brusca no desejo da sua namorada, pode fazer algo a respeito procurando aumentar a libido dela.

O primeiro passo para isso é entender a causa por trás da falta de desejo sexual.

aumentar-a-libido-doutissima-istock-getty-images

Libido feminina pode ser despertada com técnicas de relaxamento e romantismo. Foto: iStock, Getty Images

Mulheres jovens relatam baixa libido

Um número crescente de mulheres no auge da vida e da fertilidade tem perdido seu desejo sexual, de acordo com alguns estudos. O estresse e a depressão podem contribuir para isso, mas muitas vezes as pílulas anticoncepcionais ou antidepressivos são os vilões.

De acordo com um levantamento realizado com 31 mil mulheres norte-americanos de 18 anos publicado em 2008 na revista Obstetrics and Gynecology, 43% delas relataram problemas sexuais. Daquelas que tinham entre 18 a 44 anos, cerca de 10% queixaram-se do baixo desejo sexual. Está acontecendo no seu relacionamento? É preciso descobrir qual a causa do problema.

A maioria dos estudos sugere que há várias razões pelas quais as mulheres experimentam diminuição no apetite sexual. Para aquelas de 20 a 35 anos, a falta de interesse estaria ligada mais ao relacionamento e à própria sexualidade. Além disso alguns especialistas indicam que até mesmo a pílula possa ter esse efeito.

Um estudo recente publicado no Journal of Sexual Medicine investigou as causas em mulheres na pré-menopausa. A maioria das mulheres (85%) relatou que vários fatores influenciaram sua baixa libido. As causas mais comuns citadas foram estresse ou fadiga (60%), a insatisfação com a aparência física (40,8%), e outras dificuldades sexuais, tais como a incapacidade de atingir o orgasmo (33,5%).

Como aumentar a libido da sua parceira

Primeiro de tudo, procure entendê-la e saber se alguma situação do dia a dia está envolvida nesse baixo desejo sexual. Depois é possível dar uma nova cara ao sexo com algumas dicas. Confira.

1. Toque: é o principal gatilho de uma mulher para o desejo, de acordo com um estudo no Journal of Sex Research. Com os outros sentidos ela não ficará necessariamente envolvida. Por isso tire vantagem de uma técnica de terapia chamada de “foco sensorial”. Peça à parceira deitar de costas com os olhos fechados e acaricie lentamente seu corpo.

2. Concentre-se no que realmente funciona: houve momentos no relacionamento em que a vida sexual era mais intensa? Pergunte-se o que era diferente e veja o que é possível reproduzir.

3. Atividade física: o exercício é capaz de elevar o humor, melhorar a autoimagem, aumentar a resistência e melhorar a circulação para todo o corpo, incluindo seus órgãos sexuais. Sugira que ela faça 30 minutos de exercício aeróbico, cinco ou mais dias por semana. Isso pode incluir corrida, ciclismo, natação ou caminhada. Para torná-lo mais divertido e intimista, acompanhe-a.

4. Técnicas de relaxamento: estresse e ansiedade são grandes contribuintes para um baixo desejo sexual. Por isso, você pode sugerir atividades de relaxamento como yoga, tai-chi, respiração meditativa e relaxamento muscular. Tal como acontece com o exercício, acompanhe-a aqui também.

5. Romantismo: muitas mulheres perdem o interesse pela falta de romantismo no relacionamento. Convide-a para jantar em um local diferente – ou melhor de tudo, prepare você mesmo um jantar mais intimista.

6. Compreensão: talvez você não consiga acertar de primeira ao tomar uma atitude para tentar resolver o baixo apetite sexual da parceira, mas é importante ter paciência e ser compreensivo. Do contrário poderá deixá-la ansiosa e dificultar as coisas.

7. Terapia sexual: muitos casais relutam em recorrer a um terceiro para resolver problemas, mas não há problema algum nisso. Encoraje-a a buscar um terapeuta sexual.