A maioria não avisam quando estão chegando, nem dão sinal de quando isso vai parar de surgir mais, e pra piorar são difíceis de tratar.
Geralmente essas pessoas recorrem aos mais diversos medicamentos ou pomadas para tentar ao menos amenizar a situação, sendo que pode se investir em hábitos saudáveis, fortalecendo a pele e prevenindo o surgimento de novas cicatrizes.
Pode parecer estranho, mas as estrias são lesões (a pele se rompe quando há um estiramento muito intenso). O problema é muito comum na adolescência se o crescimento acontece de maneira rápida ou na gravidez por causa do ganho de peso.
Em vez de se preocupar, confira algumas dicas que podem evitar o problema.
Beber água
Ela praticamente é a melhor fonte hidratante quando se trata de pele (além dela deixar o corpo hidratado) A pele é o primeiro orgão que se desidrata, pois está constantemente expostos a agressões como o sol. Segundo os médicos é preciso beber 2 litros de água por dia para manter a pele sempre hidratada, evitando rupturas no tecido e, consequentemente as estrias.
Vitamina C
O consumo regular de vitamina C participa ativamente na produção de colágeno, uma das principais substâncias de sustentação da pele, aproveite o verão, abuse de laranja, acerola, abacaxi, kiwi e goiaba. A vitamina C também age como anti-inflamatório e protege a pele de radiações solares.
Vitamina B5
Esse nutriente promove a renovação celular, deixando a pele firme e saudável.Carne de boi, ovos e derivados do leite são fontes desse nutriente. Mas há aqueles que não preferem carne, simples, brócolis, abacate, batata-doce e lentilha são opções pra quem é vegetariano.
Exercícios físicos
A pratica sempre foi a melhor pedida para evitar o estiramento de pele(o que causa estrias), a atividade física além de fornecer resistência e musculatura, ela também mantém a pele mais firme, evitando as estrias. Só vale lembrar que é preciso tomar cuidado com exercícios muito intensos, que podem levar ao ganho de peso rápido de massa muscular e à hipertrofia, esticando a pele.
Cremes hidratantes
Uma pele hidratada tem mais resistência as rupturas. Duas aplicações por dia (pela manhã e outro antes de dormir) são suficientes, a região atrás dos joelhos, a barriga e a lateral do quadril são as áreas mais propensas às estrias e merecem cuidados especiais, durante a gravidez a aplicação pode ser feita até três vezes ao dia, mas consulte um médico antes de qualquer coisa, pois pode afetar o bebê. Os hidratantes recomendados são os a base de óleo de semente de uva,macadâmia, amêndoas e rosa mosqueta.
Massagens localizadas
Por fim as massagens, você mesma pode massagear as áreas mais propensas a sofrer estrias. O ideal é aplicar os cremes e fazer a massagem após o banho, quando os poros ainda estão abertos. Sua pele agradece.