Guia dos Dentes

Película de proteção e remineralização dentária

Por Redação Doutíssima 19/12/2013

peli-2

São várias as pesquisas que acontecem mundialmente com a intenção de ajudar na resolução da doença cárie. Essa matéria do site medical express nos trás novas possibilidades para que um dia possamos pensar de forma real no fim da cárie. Quero reforçar novamente a necessidade de mais pesquisas no nosso Brasil, com maiores incentivos para que nossos pesquisadores possam desenvolver seus projetos de forma significativa e aplicável.

“Cientistas no Japão criaram uma capa microscopicamente fina que pode revestir os dentes, individualmente, para prevenir a cárie ou para fazê-los parecer mais branco, disse o pesquisador-chefe.

O “patch de dente” é resistente e ultra-flexível, feito de hidroxiapatita, o principal mineral no esmalte do dente , que também poderia significar um fim para os dentes sensíveis.

peli-1

“Esta é a primeira película de hidroxiapatita flexível do mundo, que esperamos utilizar para proteger os dentes ou reparar o esmalte danificado”, disse Shigeki Hontsu, professor na Faculdade da Universidade de Kinki da Ciência Orientada a Biologia e Tecnologia no Japão ocidental.

Os pesquisadores podem criar filme de apenas 0,004 milímetros (0,00016 polegadas) de espessura, disparando lasers em blocos compactados de hidroxiapatita em um vácuo para fazer partículas individuais aparecerem. Estas partículas caem sobre um bloco de sal, que é aquecida.

“No momento em que você colocá-lo em uma superfície do dente , torna-se invisível. Você mal pode vê-lo se você examiná-lo sob uma luz “, disse à AFP Hontsu por telefone.

A folha tem uma série de orifícios que permitem a entrada de líquidos e que o ar escape da parte de baixo para evitar as suas bolhas que se formam quando é aplicado sobre um dente.

Um problema é que leva cerca de um dia para o filme de aderir firmemente à superfície do dente, referido Hontsu. O filme está atualmente transparente, mas é possível torná-lo branco para uso em odontologia estética.

Os pesquisadores estão experimentando dentes humanos no momento, mas a equipe vai em breve passar para testes com animais, Hontsu disse, acrescentando que ele também estava tentando-o em seus próprios dentes.

peli-3

Seriam necessários cinco anos ou mais, antes de a película poder ser utilizada na prática de tratamento dentário , tais como cobrindo a dentina exposta por debaixo da camada sensível do esmalte, mas ele poderia ser utilizado cosmeticamente dentro de três anos, disse Hontsu.

A tecnologia, que foi desenvolvido em conjunto com Kazushi Yoshikawa, professor associado da Universidade de Osaka Dental, é patenteado no Japão e na Coréia do Sul e os aplicativos estão em andamento nos Estados Unidos, Europa e China.”

O Brasil precisa de mais pesquisas e mais recursos para a pesquisa. Vamos incentivar nossas pesquisas e aproveitar que temos um país rico em problemas dentários, em especial a cárie e usar isso para sairmos na frente na busca de soluções para várias doenças bucais e dentre elas, a cárie.