Cirurgia Plástica

Cirurgia plástica faz rejuvenescer apenas três anos

Por Redação Doutíssima 20/12/2013

O Brasil está no ranking dos países que mais fazem cirurgias plásticas no mundo. O sucesso de popularidade desse procedimento é devido à seus resultados. A cirurgia plástica é famosa por tornar-nos mais bonitos e mais jovens, mas seria isso realmente verdade? E se sim, quantos anos, em média uma cirurgia pode nos fazer rejuvenescer? Essas perguntas dão origem a um estudo realizado nos EUA publicado na revista The Jama Network igualmente publicado pelo blog Well, do jornal americano The New York Times.

cirurgia-plastica-terceira-idade

 

Para responder às questões anteriores, os pesquisadores usaram um processo muito simples. Eles pediram a 50 voluntários para avaliar as fotografias de 49 pessoas, com idades entre 42 e 73 anos que tinham passado por uma operação cirúrgica no rosto para diminuir os sinais de expressão, como facelifts, cirurgia na testa ou cirurgia das pálpebras. Em cada caso, há duas imagens que foram apresentadas as participantes, uma antes e uma depois da cirurgia plástica, sem informá-los há quanto tempo correspondia a foto.

A partir dessas duas imagens, os voluntários foram solicitados a estimar a idade dos pacientes para cada fotografia antes de responder uma pergunta um tanto delicado: medir em uma escala de 1 a 10 o grau de beleza dos pacientes.

Conclusão: se nós somos levados a acreditar que a cirurgia plástica muda a maneira como os outros nos vêem, saiba que isso não é verdade. Os participantes não acharam que a aparência das pessoas havia profundamente melhorado. Questionados sobre a suposta idade das pessoas fotografadas, eles atribuíram, em geral, menos 2 anos do que a idade real dos participantes antes da operação, e um pouco mais de 5 anos a menos após a cirurgia. Logo 5-2 = 3 anos de diferença.

Além disso, a maioria das pessoas que “passaram pela faca” receberam quase a nota mesma de beleza antes e depois da cirurgia plástica.

Esses resultados não impedem, no entanto, que alguns médicos critiquem o estudo, como o Dr. James M. Stuzin, que trabalha em Miami. ” Nós não sabemos qual técnica foi utilizada. O método e o nível de habilidade do cirurgião certamente influencia os resultados “, explicou ao New York Times. O Dr. Val Lambros compartilha da mesma opinião ” Minha operação rejuvenesce meus clientes ao longo de 4 anos. Transforma meus pacientes em jovens estudantes”, defende o cirurgião plástico.

Se de acordo com o blog, muitos cirurgiões confirmaram o rigor da investigação, essa não é uma opinião comum à todos. A principal crítica de seus opositores é baseada no fato de que é difícil estimar a idade de um estranho.