Primeiros Socorros

Como agir em caso de corte na cabeça

Por Redação Doutíssima 20/12/2013

Os cortes fazem parte do nosso dia a dia, quando a gente menos espera podemos cair, levar um tombo, machucar e um corte pode acontecer. As possibilidades são muitas, você pode sofrer um acidente na escola, no carro, na rua, praticando um esporte ou mesmo dentro de casa. Sofrer um corte na cabeça é muito mais fácil do que as pessoas imaginam e é extremamente importante saber como reagir na hora do acontecimento. Preparamos um guia a respeito de como agir segundo os conselhos do Doutor brasileiro Drauzio Varella.

Corte cabeça

Como proceder

Primeiramente é importante manter a calma e não se assustar com a quantidade de sangue que pode sair em um corte na cabeça, a quantidade é muita devido ao número muito grande de vasos no nosso couro cabeludo e acaba apavorando todo mundo! Lembre-se de higienizar as mãos com água e sabão, pegue um pano limpo, umedecido com água filtrada e limpe o sangue que escorre para poder identificar o local do corte. Uma vez feito, mantenha a compressa com um pano seco ou gaze por em média 5 a 10 minutos, dependendo do corte, para estancar a hemorragia.

É preciso tomar estas providências para ver se haverá necessidade ou não da pessoa ser encaminhada para assistência média no hospital, pois se o corte for muito profundo, haverá necessidade de pontos no local. Por isso é bom dar entrada no atendimento o mais rápido possível para não agravar a situação.

Outro cuidado importante é prestar atenção em sintomas que podem aparecer posteriormente, se a pessoa acidentada estiver sofrendo de muita sonolência, dor de cabeça, desequilíbrio, vômito, sangramentos pelo nariz ou pelo ouvido, é preciso procurar assistência médica o mais rápido possível.

Dicas Importantes

Em situações como essa é bom não complicar ainda mais o estado da pessoa que está com um corte na cabeça, então vamos listar umas dicas importantes para você que não são aconselhadas em muitos casos.

Neighborhood-Watch

Em hipótese alguma em uma situação de acidente de corte na cabeça aplique álcool, nem mesmo pomadas ou qualquer outro tipo de desinfetante na região atingida. Para uma boa higienização, basta limpar com água e sabão como dito anteriormente.

Outra dica importante é que não se deve assoprar a região que está machucada, isso pode gerar uma proliferação de germes no local do corte e complicações indesejadas. A nossa boca tem uma quantidade de germes muito grande que podem ser transmitidos no corte através do sopro.