Fertilidade > Gestante

Como calcular período fértil

Por Redação Doutíssima 20/12/2013

calcular período fértil

Saber como calcular período fértil tem vários benefícios. Você só engravida se tiver relações sexuais sem proteção no período que vai de cinco dias antes da ovulação até um dia depois. Além disto, descobrir exatamente quando a ovulação ocorre pode ajudar tanto no planejamento familiar natural — um método não hormonal de evitar a gravidez — quanto na concepção — engravidando quando quiser.

Algumas mulheres monitoram a ovulação apenas para entender e acompanhar a saúde geral e seu bem-estar. Outras aprenderam a calcular período fértil como parte de uma avaliação médica das condições de saúde, por exemplo, no caso da síndrome do ovário policístico. Para delimitar o periodo fertil é necessário um calendário e um método para determinar quando você ovula.

Fazendo o registro

Qualquer calendário serve para acompanhar sua ovulação, mas talvez você queira mantê-lo só para você. Um calendário que apareça na sua mesa de trabalho provavelmente não é a melhor escolha. Você pode usar o bom e antigo método do papel e lápis para fazer seu próprio calendário ou utilizar métodos mais modernos. Um número cada vez maior de programas de software e aplicativos para smartphones estão sendo produzidos para facilitar o processo de registro para calcular período fértil.

2333922-7855-rec

Calcular período fértil: Temperatura basal

Um dos instrumentos mais básicos para uso em casa, o termômetro, pode determinar com precisão quando a ovulação ocorre, mas você tem de ser diligente e registrar as temperaturas. À partir do dia seguinte à ovulação, seu corpo produz o hormônio progesterona. A progesterona provoca um ligeiro aumento na temperatura corporal, normalmente entre 0,2 e 0,5 grau Celsius, quando medido por um termômetro sensível logo de manhã (antes mesmo de levantar da cama). É importante observar que a monitoração da temperatura basal ajuda a detectar se/quando a ovulação ocorreu, mas não ajuda a reconhecer a ovulação antes que ela ocorra, o que é fundamental quando você está tentando engravidar ou evitar a gravidez.

Teoricamente, qualquer termômetro pode ser utilizado para calcular período fértil, mas um termômetro específico para detectar a ovulação dá resultados mais confiáveis. Um aumento na temperatura que dure dois ou três dias seguidos indica com segurança que a ovulação ocorreu. Embora muitas mulheres usem e gostem desse método, ele tem suas desvantagens. Ele não funciona para todo mundo, é trabalhoso e só pode confirmar que você ovulou, mas não pode prever a ovulação.

 

muco cervical

Calcular período fértil: Muco cervical

A observação do muco cervical pode ajudar a determinar quando a ovulação está se aproximando e ajudar a detectar o dia da ovulação, principalmente se você utilizar esse método em conjunto com o registro da temperatura basal. As secreções cervicais mudam em um padrão previsível durante o ciclo menstrual. O muco cervical passa de escasso logo após a menstruação para abundante, claro e elástico antes ou imediatamente após a ovulação. Embora esse método não sirva para todas e exija algum aprendizado, ele se correlaciona muito bem com a ovulação. Muitas mulheres o consideram um método fácil, prático e confiável para monitorar a ovulação.

Calcular período fértil: Monitores de alta tecnologia

Monitores e kits que detectam hormônios na urina, saliva ou muco cervical estão disponíveis no mercado, proporcionando um meio avançado de detectar a ovulação. Embora os kits para urina sejam ligeiramente diferentes, todos eles são muito semelhantes aos testes de gravidez porque utilizam varetas de plástico com um indicador. A maioria dos kits para urina pode prever a ovulação apenas um ou dois dias antes por detecção do hormônio luteinizante, mas pelo menos uma marca é capaz de prever a ovulação com maior antecedência — de três a cinco dias — por meio da mensuração de um metabólito do estrógeno. Você pode comprar monitores até mais avançados, em geral mais caros, mas estes últimos não se mostraram comprovadamente mais benéficos que os sistemas básicos em estudos clínicos confiáveis. Alguns desses outros monitores contêm mini microscópios e monitores para muco cervical e saliva, bem como termômetros adesivos descartáveis e monitores cutâneos. Um novo produto notável integra as mensurações da temperatura basal com um software compatível para delimitação da fertilidade.

 

Informações úteis:

Imprimindo um calendário em branco no Microsoft Outlook

 

Mais sobre este assunto:

Período fértil

Entenda como calcular seu ciclo menstrual

Quero engravidar: 8 mitos sobre a fertilidade

7 conselhos certeiros de como engravidar rapidamente

10 dicas para engravidar rápido